Nada de chamada no Zoom: como será o Oscar 2021 na pandemia
Desde o ano passado, viemos acompanhando como cada premiação se virava para acontecer no meio da pandemia. O Globo de Ouro, em fevereiro, foi maçante e marcado por várias chamadas no Zoom. Já o Grammy foi mais animado, com artistas presentes e de máscara.
O Oscar chega hoje: mas o que vem por aí?
O que é isso? Um filme?
A cerimônia do Oscar deste ano será bem diferente do tradicional. O cineasta Steven Soderbergh será um dos diretores do evento e promete que, nas 3 horas de duração da premiação em 2021, assistiremos a um filme.
Não será como nada que já foi feito antes. A pandemia abriu uma oportunidade de fazer algo nunca tentado. Queremos que a cerimônia tenha uma voz.
contou Soderbergh em coletiva de imprensa
As estrelas escolhidas para apresentar os prêmios, incluindo nomes como Brad Pitt, Halle Berry e Harrison Ford, não ficarão presos a ler o teleprompter. Eles serão parte do elenco do filme do Oscar, filmado com as mesmas técnicas usadas no cinema.
Novamente sem um único apresentador oficial, o Oscar será dividido em segmentos comandados por esses apresentadores. Mais do que somente dizer "e o Oscar vai para", eles serão os responsáveis por ditar o tom da noite e tornar o espetáculo único.
Quem estará presente?
Mesmo com a vacinação avançada nos EUA, o Oscar ainda contará com diversas medidas de segurança. Sodenbergh, inclusive, é o diretor de "Contágio", um filme sobre uma pandemia fictícia, mas que se parece até demais com o que vivemos hoje.
Estamos vivendo no mundo da Covid. Teremos os indicados, convidados e apresentadores. Só isso. As únicas pessoas presentes.
explica Soderbergh, que consultou os mesmos epidemiologistas de "Contágio" para preparar a cerimônia
Como nem todos poderão estar presentes em Los Angeles, algumas cidades na Europa, como Londres, também terão espaços preparados para receber os indicados, em cenários semelhantes ao principal. Nada de chamadas por Zoom na sala de suas casas!
Onde tudo vai rolar?
Tradicionalmente, o Oscar acontece no Dolby Theater, mas neste ano, acontecerá principalmente na Union Station, estação de trem no centro de Los Angeles: um espaço mais aberto e seguro para receber os convidados. O Dolby ainda será palco de alguns segmentos.
Assim como na produção dos filmes atuais, a cerimônia contará com protocolos rígidos de segurança para garantir que ninguém corra riscos de contaminação.
Teremos instruções específicas para quem viajará para Los Angeles e para quem já estará aqui. Tudo será informado diretamente pela Academia para garantir uma noite mais segura. Não será possível estar na premiação via Zoom.
dizia uma carta da Academia enviada a todos os indicados
Capricha no discurso!
Neste ano, cada indicado foi incentivado pelos produtores do Oscar a se sentir mais livre para fazer discursos mais longos e compartilhar histórias pessoais na hora de receber os prêmios. A média de 45 segundos dos discursos tradicionais ficou para trás.
Cada indicado de cada uma das categorias foi entrevistado previamente para que os produtores buscassem histórias curiosas sobre sua trajetória e os bastidores da produção que lhe rendeu a indicação. Tudo isso será usado na construção do evento.
Teremos histórias muito pessoais sobre cada um dos indicados e filmes. O processo de entrevistas foi intenso e fascinante. Rendeu muito material aos roteiristas do show.
festeja Soderbergh, em entrevista ao "The Hollywood Reporter"
Começando antes do começo
O pré-show do Oscar, desta vez, durará 90 minutos e contará com momentos importantes da premiação que foram transferidos para antes do evento, incluindo as performances dos indicados a Melhor Canção Original, já gravadas em Los Angeles e também na Islândia.
Outros segmentos cruciais, como o "In Memoriam" que homenageia as personalidades que faleceram no último ano, ainda seguem dentro do show principal.
Esqueça o tapete vermelho
Sim, os convidados foram incentivados a comparecer "na estica", como manda o figurino. Mas a ideia é reproduzir o ambiente do almoço dos indicados, evento realizado dias antes, onde astros e estrelas poderão ser vistos interagindo e não somente posando para os flashes.
Novas regras
Para se adaptar à pandemia e ao longo período dos cinemas fechados, o Oscar foi adiado em dois meses e também abriu brechas para que filmes lançados somente no streaming pudessem concorrer. Daí nasceu o recorde da Netflix e Amazon, com 35 e 12 indicações, respectivamente, neste ano.
E o meu bolão?
Quem acompanha o Oscar sabe que deve ficar ligadinho nas premiações que o antecedem, como o Globo de Ouro, SAG e o BAFTA, pois muitas vezes, os resultados se assemelham. Neste ano, porém, tudo pode acontecer.
Das cinco indicadas a Melhor Atriz, por exemplo, quatro ganharam um antecessor cada. A noite pode entregar algumas surpresas e também marcos históricos. Se Chloe Zhao vencer Melhor Direção, será a primeira mulher asiática a conquistar o feito!
Chegou o grande dia
Cheia de mudanças, a cerimônia do Oscar 2021 será exibida hoje pela TNT, a partir das 20h. Todo mundo também vai poder conferir a premiação na Globo, logo depois do "Big Brother Brasil".
Se executarmos 80% da nossa ideia, já é melhor que 100% de mediocridade. Estamos indo com energia e emoção, estamos preparados. Que os vencedores consigam mergulhar nesse momento e dizer algo extraordinário.
festeja Soderbergh ao "The Hollywood Reporter"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.