'Mestre do Sabor': chef Leo Paixão bomba nas redes ensinando comida simples
De Splash, em Santos
06/05/2021 12h00Atualizada em 06/05/2021 12h32
Leo Paixão, que reestreia hoje como um dos técnicos da nova temporada de "Mestre do Sabor" (Globo, depois da novela "Império"), bomba nas redes com receitas caseiras.
O chef até se gaba de ter feito faltar polvilho azedo em mercados de Belo Horizonte após publicar sua receita de pão de queijo.
Proprietário dos restaurantes Glouton e Nicolau Bar da Esquina, na capital mineira, Leo está em uma missão nesses tempos de pandemia: aproximar homens, mulheres e famílias da cozinha, com receitas simples e de poucos ingredientes. Sua ferramenta: as redes sociais.
E tem feito sucesso, viu.
A receita de pão de queijo do Leo, antes que nos perguntem:
Leo Paixão
Crescimento nas redes
Leo, de 39 anos, tem 800 mil seguidores no Instagram. Ele conta que começou a publicar receitas durante a quarentena de forma despretensiosa, cozinhando com a família "trancafiada em casa".
Leo Paixão
Para ele, não há melhor espaço em casa, na quarentena, que a cozinha.
Leo Paixão
Na televisão
Leo se diz ansioso pela terceira temporada de "O Mestre do Sabor", que estreia na noite de hoje. O programa, conta, é sua reciclagem profissional, o lugar onde aprende tanto com chefs que competem quanto com os colegas Claude Troisgros, João Batista, Kátia Barbosa e Rafa Costa e Silva.
Leo Paixão
Ele afirma que as gravações, em meio à pandemia, tiveram cuidados específicos como testes de covid-19 constantes e restrições de circulação no estúdio, mas deu tudo certo.
Leo Paixão
Gastronomia versus medicina
O chef, reconhecido por criar pratos igualmente rebuscados e saborosos, ao levar técnicas francesas à cozinha mineira, tem uma história curiosa com a gastronomia.
Ele começou a cozinhar quando criança, com o avô, um "cozinheiro de fim de semana talentoso", como ele define.
Leo Paixão
Leo se formou no curso de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais, em 2006, exerceu a profissão por pouco tempo e, em 2009, mudou-se para a França com o dinheiro que juntou, em busca do sonho maior de se tornar um grande chef.
Leo Paixão
Ele se graduou na Escola Superior de Gastronomia Francesa (Ferrandi) e estagiou em renomados restaurantes franceses, como La Table, de Joel Robuchon, Hotel Balzac e Restaurante La Cape.
De volta ao Brasil, abriu o restaurante Glouton, em 2013, e o Nicolau Bar da Esquina, em 2018, com a ideia de realizar alta gastronomia baseada nos ingredientes e na tradição culinária de Minas Gerais.
Cozinha em casa
Casado com a médica pediatra Taís Civitarese, com quem tem os meninos João Pedro, 8 anos, e Lucas, 5, Leo diz que gosta de fazer, em casa, "coisas feitas com tempo e com tranquilidade, coisas em que o tempero está no fundo da panela".
Leo Paixão
Ele diz que ficaria feliz com qualquer profissão escolhida pelos filhos, mas antevê que o mais novo, Lucas, deve seguir os caminhos da gastronomia.
Mesmo com 5 anos, o menino acorda sozinho para fazer biscoito. Ele acompanha o pai, adora as cozinhas dos restaurantes e chora quando tem que ir embora.
Leo Paixão