'Mestre do Sabor': chef Leo Paixão bomba nas redes ensinando comida simples
Leo Paixão, que reestreia hoje como um dos técnicos da nova temporada de "Mestre do Sabor" (Globo, depois da novela "Império"), bomba nas redes com receitas caseiras.
O chef até se gaba de ter feito faltar polvilho azedo em mercados de Belo Horizonte após publicar sua receita de pão de queijo.
Proprietário dos restaurantes Glouton e Nicolau Bar da Esquina, na capital mineira, Leo está em uma missão nesses tempos de pandemia: aproximar homens, mulheres e famílias da cozinha, com receitas simples e de poucos ingredientes. Sua ferramenta: as redes sociais.
E tem feito sucesso, viu.
A receita de pão de queijo do Leo, antes que nos perguntem:
Leo Paixão
Crescimento nas redes
Leo, de 39 anos, tem 800 mil seguidores no Instagram. Ele conta que começou a publicar receitas durante a quarentena de forma despretensiosa, cozinhando com a família "trancafiada em casa".
Leo Paixão
Para ele, não há melhor espaço em casa, na quarentena, que a cozinha.
Leo Paixão
Na televisão
Leo se diz ansioso pela terceira temporada de "O Mestre do Sabor", que estreia na noite de hoje. O programa, conta, é sua reciclagem profissional, o lugar onde aprende tanto com chefs que competem quanto com os colegas Claude Troisgros, João Batista, Kátia Barbosa e Rafa Costa e Silva.
Leo Paixão
Ele afirma que as gravações, em meio à pandemia, tiveram cuidados específicos como testes de covid-19 constantes e restrições de circulação no estúdio, mas deu tudo certo.
Leo Paixão
Gastronomia versus medicina
O chef, reconhecido por criar pratos igualmente rebuscados e saborosos, ao levar técnicas francesas à cozinha mineira, tem uma história curiosa com a gastronomia.
Ele começou a cozinhar quando criança, com o avô, um "cozinheiro de fim de semana talentoso", como ele define.
Leo Paixão
Leo se formou no curso de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais, em 2006, exerceu a profissão por pouco tempo e, em 2009, mudou-se para a França com o dinheiro que juntou, em busca do sonho maior de se tornar um grande chef.
Leo Paixão
Ele se graduou na Escola Superior de Gastronomia Francesa (Ferrandi) e estagiou em renomados restaurantes franceses, como La Table, de Joel Robuchon, Hotel Balzac e Restaurante La Cape.
De volta ao Brasil, abriu o restaurante Glouton, em 2013, e o Nicolau Bar da Esquina, em 2018, com a ideia de realizar alta gastronomia baseada nos ingredientes e na tradição culinária de Minas Gerais.
Cozinha em casa
Casado com a médica pediatra Taís Civitarese, com quem tem os meninos João Pedro, 8 anos, e Lucas, 5, Leo diz que gosta de fazer, em casa, "coisas feitas com tempo e com tranquilidade, coisas em que o tempero está no fundo da panela".
Leo Paixão
Ele diz que ficaria feliz com qualquer profissão escolhida pelos filhos, mas antevê que o mais novo, Lucas, deve seguir os caminhos da gastronomia.
Mesmo com 5 anos, o menino acorda sozinho para fazer biscoito. Ele acompanha o pai, adora as cozinhas dos restaurantes e chora quando tem que ir embora.
Leo Paixão
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.