Topo

Maestro João Carlos Martins homenageará Eva Wilma com concerto virtual

Eva Wilma como a vilã Maria Altiva em A Indomada (1997) - Divulgação/Globo
Eva Wilma como a vilã Maria Altiva em A Indomada (1997) Imagem: Divulgação/Globo

Colaboração para Splash, em São Paulo

19/05/2021 09h46Atualizada em 19/05/2021 14h22

O maestro João Carlos Martins, de 80 anos, fará uma homenagem para a atriz Eva Wilma, que morreu no sábado, aos 87 anos, após travar uma longa batalha contra um câncer no ovário. O maestro manteve amizade com a artista por 41 anos.

O concerto virtual será amanhã, às 20h30, por meio de uma live nas redes sociais (YouTube, Facebook e Instagram) do maestro e no YouTube do Centro Cultural Fiesp, e terá participação de pianistas e compositores jovens, bem como do ator e cantor Daniel Boaventura.

Em uma conversa com Ancelmo Gois, de O Globo, João Carlos falou sobre a amiga:

"Eu conheci Eva Wilma através de meu amigo Carlos Zara Zaratini (Carlos Zara era irmão do ex-líder estudantil, cassado pelo golpe militar de 1964 e, depois, anistiado, o ex-deputado federal Ricardo Zaratini - 1935-2017-, que foi do PDT e, depois do PT). Zara (1930- 2002) também morreu de câncer, igual à grande companheira, Eva Wilma, e ao irmão histórico, Ricardo. Zara, antes de se formar em Engenharia ( igual ao irmão mais novo, Ricardo Zaratini), pela Escola Politécnica de São Paulo, estudou piano durante oito anos. O amor pelo piano me aproximou de Zara. Que dirigiu alguns de meus programas de música clássica na extinta TV Excelsior. Quando Zara se casou com Eva Wilma, em 79, eu participei", contou João.

Seu João contou que há dois meses, telefonou para atriz e perguntou se ela sabia quem estava na linha:

"Ela respondeu que sim, me reconhecia pela voz. Eu disse a ela que estava com saudades. E, que, adoraria marcar um jantar para depois da pandemia. Há 8 anos, eu tinha oferecido um jantar para Eva Wilma, em minha casa, no Jardim Paulista, após um concerto na Sala São Paulo, em homenagem a ela e ao Antonio Fagundes", relembrou ele.

De acordo com João Carlos Martins, uma das músicas preferidas da veterana era "O céu de Santo Amaro", de Flávio Venturini com Caetano Veloso.