Emma Thompson celebra vilã em 'Cruella': 'Sempre temos que ser boazinhas'
De Splash, em São Paulo
27/05/2021 04h00
Depois de alguns meses de atraso, "Cruella" poderá, enfim, ser visto pelo público nos cinemas e também no Disney +. Antes da grande estreia, Splash conversou com as duas estrelas do novo longa, Emma Stone e Emma Thompson, que compartilharam alguns dos segredos dos bastidores da produção.
Origem da maldade
Se em "101 Dálmatas" conhecemos Cruella já como a implacável assassina de cãezinhos, no novo filme acompanhamos a origem da personagem e entendemos melhor de onde vem tanta maldade.
Alguém que é realmente ruim não acredita que é ruim. Acha que está sendo correto. Cruella é humana, tem fraquezas. É uma história de natureza versus criação. O que era uma fraqueza na infância, o fato de ela ser muito expressiva e raivosa, torna-se sua maior força depois.
Emma Stone
Emma Thompson, por sua vez, nos introduz à Baronesa, nova personagem do filme e que consegue ser ainda mais maléfica do que Cruella. A veterana atriz festeja a oportunidade de interpretar uma grande vilã, tão diferente de sua realidade.
Pedi para ser vilã por muitos anos e agora interpreto uma mulher muito ruim com looks grandiosos! Fui criada por pais muito bondosos. Conheço poucas pessoas ruins. Ela parece forte, mas na verdade é fraca. Não consegue aceitar e reconhecer talento nos outros.
Emma Thompson
Exercício feminino
Stone e Thompson defendem que o filme sirva de estudo sobre personagens femininas, suas motivações e mulheres que rompem com a fragilidade ou a doçura. Antes de se tornar Cruella, Stone dá vida à insegura Estella. Mas é o lado vilanesco da personagem que a atrai.
É o filme mais obscuro da Disney que já vi. A Estella ainda não se encontrou. A Cruella é mais confortável com ela mesma, mais encantadora! Para ser honesta, prefiro a Cruella.
opina Emma Stone
Sou muito interessada no lado obscuro de personagens femininas, porque temos sempre que ser "as boazinhas". Mães ruins são imperdoáveis, a gente nunca sabe de onde elas vêm. [A Baronesa] diz que se ela não fosse dura daquele jeito, deixaria sua genialidade de lado e não criaria nada.
Emma Thompson
Sacrifícios da moda
Um dos pontos altos do longa é o figurino caprichado. Jenny Beavan é a responsável pelos suntuosos looks usados por Cruella e pela Baronesa no filme, mas Emma Stone, diferente de Glenn Close nos anos 1990, não ficou com as peças em seu acervo pessoal após as filmagens.
Com trajes bem estruturados e definidos, cinturas marcadas e saltos altíssimos, as atrizes tiveram um desafio a mais na hora de fazer as cenas —além, naturalmente, da atuação.
Precisava de um time de apoio para fazer xixi! Os sapatos foram um desafio. Normalmente, não uso nada mais alto do que chinelos. Espartilhos não são confortáveis, mas criam formas fantásticas. A Baronesa não come. Isso foi o que mais gostei de odiar nela. Não confio em quem não come.
Emma Thompson
Minha roupa favorita do filme é o vestido que uso no caminhão de lixo. Tinha uma cauda de 12 metros! Foi adicionado no vestido depois que eu já estava em cima do caminhão, senão não conseguiria me mover. É algo que eu nunca conseguiria usar na vida real. Foi insano!
Emma Stone
De volta ao passado
"Cruella" é ambientado na Londres da década de 1970. Seja pela trilha sonora marcante ou os looks com inspiração punk-rock, a atmosfera da época contaminou todos, inclusive a própria Emma Thompson, que tem memórias vívidas desses tempos.
Foi como ser adolescente de novo! Nasci em 1959. Estar naquelas ruas de Londres era surreal. Eu realmente usei algumas daquelas roupas que eu via. Os táxis eram iguais aos da época.
Emma Thompson
Cachorros no set
Tratando-se de um filme inspirado em "101 Dálmatas", é claro que não poderiam faltar cachorros. Os dálmatas aparecem (em versões bem mais ameaçadoras do que na animação), e Cruella ainda ganha um companheiro cãozinho, Buddy, para chamar de seu.
Os cães estavam no set na maioria das cenas. O cachorro da Estella, Buddy, cujo nome real é Bobby, era realmente o mais fofo e doce cão que já conheci na vida!
Emma Stone
Tiveram que usar alguns efeitos especiais para eles parecerem mais malvados, afinal eram cachorros muito bonzinhos. E eles trabalharam duro demais!
Emma Thompson
"Cruella" entra em pré-estreia nos cinemas hoje, e amanhã estará disponível também no Disney +. Para ter acesso ao longa, os assinantes precisam pagar uma taxa extra no valor de R$ 69,90.