Joaquim Lopes fala da nova vida como pai e o sonho de seu restaurante
De Splash, em São Paulo
07/06/2021 04h00
Há pouco mais de dois meses, Joaquim Lopes ganhou o melhor presente possível. Nasceram Pietra e Sophia, suas filhas gêmeas, frutos do relacionamento com Marcella Fogaça.
Em papo com Splash, o ator fala das experiências como pai de primeira viagem e sua paixão pela cozinha.
É a coisa mais maravilhosa, inacreditável, surpreendente, avassaladora e linda que já aconteceu na minha vida. Claro que esse primeiro momento tem preocupações de pais de primeira viagem, mas que são completamente supridas pela quantidade de amor que vem junto.
Joaquim Lopes
Novos desafios
As gêmeas chegaram de forma inesperada. Os planos de Joaquim e Marcella eram engravidar só em 2021 para nascer no ano que vem, mas "a vida escolhe quando ela quer".
Uma coisa, no entanto, é certa: muitas noites em claro, fraldas trocadas e banhos tomados. Joaquim realizou o sonho de ser pai e está encarando todas as dificuldades que aparecem com a nova função em tempo integral.
Minha intenção é ser o mais presente possível com elas. E criar lembranças que elas possam se apoiar depois que eu for embora. É uma ginástica em loop. Sem fim. Nesse momento, as meninas estão no peito e acordam na madrugada. Aí você me pergunta: "Ao mesmo tempo?"
brinca Joaquim, rindo
Vida a dois
Filhos sempre trazem mudanças na vida de um casal, mas Joaquim se esforça para que a chama com Marcella não se apague. "O que realmente importa ganha um protagonismo vitalício e indestrutível. As bobagens do dia a dia simplesmente evaporam", explica.
Mas eu e Marcella sempre falamos que antes delas aparecerem, existia a gente. A gente não sumiu e nem pode sumir. Continuamos cúmplices, parceiros, amorosos. Dando risada, chorando. Vivendo.
Pensando no futuro
Joaquim ainda não fala de outros filhos ("conversa comigo daqui uns 3 anos!", ele ironiza), mas já pensa em como será criar duas mulheres num mundo ainda tão machista e conservador.
Nossa preocupação é criar duas meninas fortes, independentes, confiantes e que possam ser também agentes dessa transformação de mundo. Criar um ambiente seguro com espaço para acertar e principalmente para errar. E errar de novo. Se aprimorar, evoluir. Sem julgamento e sem expectativas de perfeição.
Lado chef
Nem todo mundo sabe, mas Joaquim se formou em gastronomia antes de começar a carreira na TV. Hoje, ele consegue unir os dois lados no "Receitas do Joaquim", programa do site receitas da Globo, onde compartilha pratos familiares e que mexem com sua memória afetiva.
É uma delícia, literalmente. Duas paixões em dois lugares diferentes no meu coração. A cozinha num lugar mais emotivo, saudoso e cheio de lembranças familiares. E o entretenimento num lugar de paixão, que faz o sangue pulsar, um lugar de vocação.
Ainda sem outros planos definidos daqui pra frente, será que investir mais fundo na carreira de chef também seria um desejo? Joaquim não esconde que sim.
Um dia quem sabe. Na hora certa. Na cozinha certa. No lugar certo. Mais um sonho.