'Ocupação Terapêutica', brinca Lázaro Ramos sobre lado escritor na pandemia
No "Splash Entrevista" desta semana, Zeca Camargo conversou com Lázaro Ramos e com muita descontração, os amigos mataram a saudade, o convidado revelou como ele e a família estão enfrentando o isolamento e os projetos que não pararam nesse período, muito pelo contrário, que decolaram. Exemplo dos 4 livros escritos no último ano e dois revelados com exclusividade na conversa.
Na última semana, a atriz Maria Flor também contou para Zeca que aproveitou o isolamento para terminar e lançar seu primeiro livro, o "Já Não Me Sinto Só".
Isolamento em família
Assim que a pandemia foi anunciada, Lázaro Ramos e Taís Araujo, que são casados desde 2007, pegaram os dois filhos e subiram a serra, no Rio de Janeiro. Por lá, eles encararam a nova realidade e juntos, aprenderam a sobreviver ao 'novo normal'.
A gente estava em um estado de nervos gigantesco, que só esse ano eu estou percebendo. Ficávamos preocupados com a gente, amigos, família. Recebendo notícias tanto pelo corona, quanto pelo sustento e sobrevivência das pessoas. No primeiro momento afetou muito a cabeça. Lázaro Ramos
Em novembro do último ano, a família testou positivo para o coronavírus e mesmo com mais informações, não baixaram a guarda e continuaram os cuidados. Neste momento, com um pontinho a mais de esperança.
Tô olhando o calendário da minha data aqui, toda hora. A minha vacinação, se der tudo certo, vou ter uma coisa muito bonita. A minha primeira dose vai ser dia 31 de julho e a segunda vai ser no dia do meu aniversário. Lázaro Ramos
Quase uma ocupação terapêutica
Como grande parte da população, Lázaro contou que no início da pandemia começou a querer produzir 'loucamente' dentro de casa: "Cadê minha câmera, cadê meu celular, vou comprar uma luz melhor", brincou. Até que ele parou e assistiu uma entrevista do Emicida.
Ele falou: 'A vida já está tão dura, vou me obrigar a ser o cara mais produtivo nesse momento?' Daí eu entrei numa vibe que foi muito legal, que foi escrever quase como ocupação terapêutica. Eu escrevi muito! Não estou lançando [agora], mas consegui ao longo do último ano finalizar 4 livros. Lázaro Ramos
Eu não contei para ninguém
"Terminei meu livro para adolescente", revelou Lázaro com exclusividade para Zeca: "Eu tinha começado 4 anos atrás, é o "Você Não é Invisível" e está agora no processo de ilustração", disse.
Zeca, que já escreveu diversos livros, reconheceu o quão difícil é a escrita para adolescente e revelou até ter dispensado alguns convites. De acordo com Lázaro, a obra ficcional é uma ponte entre a escrita infantil e adulta, além de ser a obra que ele mais mergulhou no mundo fictício, e sempre falando autoestima e afeto, como nas outras obras. Dessa vez, atingindo o coração do adolescente.
Eu sempre falei: 'quero que meus livros deixem sementes para as pessoas. Para as pessoas serem mais saudáveis mentalmente, fisicamente'. É uma escrita para a saúde. Eu falei que tinha que escrever para adolescente e foi dificílimo. Lázaro Ramos
"Na Minha Pele"
A conversa foi tão boa que Lázaro contou mais uma novidade para Zeca: "Você é a primeira pessoa que estou falando publicamente", brincou sobre a segunda parte do livro "Na Minha Pele", publicado a primeira vez em 2017.
Ele não tem nome ainda, mas não é tão biográfico como antes. Eu acho que ele é a continuação da conversa. Acima de tudo é um livro para convocar as pessoas para essa luta, para elas se sentirem acolhidas nas suas dúvidas e sensações. Lázaro Ramos
Literatura infantil
Dentre as novidades, já tem lançamento vindo por aí, começando por "Edith e a Velha Sentada", na verdade, é um relançamento: "Ele está com nova capa, novas ilustrações. É um bom livro para ser relançado agora", contou o ator e escritor, revelando que o conteúdo fala sobre o uso responsável e equilibrado da tecnologia.
Agora, a novidade mesmo é "O Pulo do Coelho", também uma literatura infantil, com ilustrações de Laís Dias e duas opções de capas para a garotada.
Eu estou muito orgulhoso com o resultado da escrita dele. Ele tem um amadurecimento na escrita para criança. Eu consegui equilibrar muito mais o humor, a emoção e a ludicidade. Lázaro Ramos
Zeca Camargo revelou que já leu o "Edith", mas que também gosta do lado do Lázaro escrevendo para adultos e adivinhem só? Vamos ter que esperar pela segunda parte do "Na Minha Pele".
Não é para esse ano. Eu só vou lançar quando eu achar que está bom. Ele em tese está com a primeira versão, mas agora eu vou discordar de mim. Lázaro Ramos
Lázaro finalizou contando que seu desejo é continuar sensibilizando as pessoas através da sua escrita.
"Splash Entrevista"
Todas as quartas, Zeca Camargo recebe convidados pra lá de especiais, em conversas divertidas sobre o dia a dia, trajetória e novos projetos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.