Loki cria espetáculo vazio em novo episódio e vira até jacaré (sem vacina)
Cinco Lokis entram em um Vazio para tentar salvar o mundo. Poderia ser o início de uma piada estranha, mas é apenas o penúltimo episódio da série do Disney+.
"Jornada ao Mistério" retoma a história no momento em que havia parado. Loki (Tom Hiddleston) foi parar em um estranho lugar - o Vazio, espécie de representação do fim de todas as coisas —, onde encontrou mais quatro versões suas.
Inclusive um jacaré (não sabemos se tomou a vacina ou não)
Paralelamente, de volta à sede da TVA, Sylvie (Sophia Di Martino) tenta convencer Renslayer (Gugu Mbatha-Raw) a explicar para onde exatamente os podados são enviados e quem está por trás da organização.
A juíza a princípio mostra-se prestativa, e revela que todas as realidades podadas foram apenas transferidas para o Vazio, no fim dos tempos, e não destruídas.
Mas fica claro que Ravonna também não sabe por que isso está acontecendo, o que indica que ela pode ser apenas um peão na mão do vilão que está por trás da TVA. É possível que ela também queira um confronto com ele, porque acabou de descobrir que seu mundo é uma mentira.
Enquanto isso, no Vazio, Loki Laufeyson descobre quais foram os eventos Nexus de suas outras variantes - um deles matou Thor, outro conseguiu enganar Thanos nos acontecimentos de "Vingadores: Guerra Infinita" (2018) e o outro simplesmente "comeu o gato da vizinha errada".
As cenas com os montantes de Lokis aparecendo de todos os cantos rendem momentos divertidos no episódio. Afinal, eles sempre têm "uma carta na manga" ou um plano dentro de outro plano, e ninguém melhor para enganar um Loki do que... outro Loki.
Porém, nenhuma variante recebe tanta atenção quanto Sylvie, e o resultado dos encontros é superficial e sem grandes desenvolvimentos para os demais. Em síntese, eles estão ali puramente para fazer o protagonista entender que precisa conhecer mais sobre seus próprios poderes.
O que de fato impulsiona Loki é seu reencontro com Sylvie e Mobius (Owen Wilson). O agente usa o Time Pad para voltar à TVA e cumprir a promessa de "explodir o lugar", e os deuses da trapaça se unem para tentar derrotar Alioth, uma entidade que aterroriza o Vazio e mata todos que tentam enfrentá-la.
A teoria de Sylvie é que Alioth é apenas um cão de guarda, protegendo quem quer que esteja por trás não apenas do Vazio, mas da TVA.
E ela está certa.
Com a ajuda do Velho Loki (Richard E. Grant), Sylvie e Laufeyson conseguem encantar a criatura e passar por ela, revelando um castelo onde deve residir o tal grande vilão que está controlando tudo.
O episódio conclui com os dois atravessando a nuvem que se abriu para caminhar até o castelo rumo à esperada verdade.
O que temos aqui é um típico penútimo capítulo problemático, que funciona apenas como um trampolim para o desfecho e todas as reviravoltas que se acumulam para os 40 ou 50 minutos finais.
Apesar de apresentar um caldeirão burbulhante de possibilidades malucas, com Lokis brigando entre si e traições na sede da TVA, "Jornada ao Mistério" usa tudo isso apenas para enfeitar um espetáculo sem grandes consequências.
Ou seja, nada acontece de verdade no caminho entre o conflito e a resolução que engrandeça Loki e Sylvie. Talvez se a série tivesse dedicado mais tempo ao Vazio, isso seria diferente. No fim, o show de Lokis é tão infértil quanto seu cenário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.