Tretas do elenco e atmosfera tóxica: o drama dos bastidores de 'The O.C.'
De Splash, em São Paulo
18/07/2021 04h00
As primeiras teclas do piano da abertura de "The O.C." já são o bastante para qualquer um que tenha visto a série entre 2003 e 2007 comece a cantarolar um "Califórniaaaaaa". Mas em meio a tantos romances e lições sobre família e amizade, também houve tempo para algum drama com as câmeras desligadas.
Quase 18 anos após a estreia, a série que catapultou as carreiras de Adam Brody ("Shazam!") e Ben McKenzie ("Gotham") chega ao Globoplay nesta terça (20), abrindo um portal de nostalgia.
Mas, mesmo para os mais aficcionados, há alguns segredos dos bastidores que não são tão fáceis de engolir.
Por exemplo, apesar de ter se tornado um dos personagens mais queridos da série, Seth Cohen (Adam Brody) não agradou muito a emissora Fox durante a concepção do programa.
(Josh Schwartz, cocriador de "The OC")
Mas antes de o personagem passar por essa prova de fogo, o próprio Schwartz precisou ser convencido que Adam Brody era um bom intérprete para o jovem nerd.
Na época, Brody estava fazendo vários testes, e acabou não decorando as falas em sua primeira audição. Por isso, deixou uma impressão bem ruim no início do processo seletivo.
Mas ele voltou com a cena devidamente decorada e conquistou o papel.
Talvez a grande polêmica inesquecível de "The O.C." gire em torno de Mischa Barton, a intérprete de Marissa Cooper. Logo que a série estourou em audiência, a atriz concedeu entrevistas que foram, no mínimo, polêmicas.
Isso sem contar quando ela deu um super spoiler sobre sua personagem.
Por exemplo, ela falou sobre uma mensagem que recebeu de um veterano de guerra que teve uma das pernas amputadas e, internado no hospital, dizia que assistir à série era seu único conforto.
O tom da declaração foi de deboche, o que só não foi pior porque ainda não existia Twitter ou Instagram.
Mischa Barton, em entrevista à Elle Magazine em 2004
Ninguém aguenta mais
Lá pela terceira temporada da série, com o sucesso de "Desperate Housewives", os executivos da Fox começaram a fazer algumas sugestões para os roteiristas de "The O.C." que levaram a algumas tramas das quais Schwartz não é muito fã. A emissora queria mais conflitos e melodrama.
Josh Schartz, em entrevista à Vulture em 2007
CHEGA!
Junto ao sucesso da série, vieram as atitudes do elenco. Ainda na terceira temporada, os jovens atores já haviam se tornado pessoas muito difíceis de conviver. E quem conta isso é o ator e diretor Tate Donovan, o Jimmy Cooper.
Tate Donovan, em entrevista à Vulture, em 2013.
Com quatro temporadas, e elenco que inclui ainda Pete Gallagher, Rachel Bilson e Melinda Clarke, "The O.C." contou com participações de Olivia Wilde (diretora de "Fora de Série") e Willa Holland ("Arrow"). Todos os episódios chegam na terça-feira ao Globoplay.