'Grey's Anatomy': roteirista brasileiro imagina crossover com 'Sob Pressão'
De Splash, em São Paulo
27/07/2021 04h00
"Grey's Anatomy" vai alcançar a marca de 400 episódios em sua 18ª temporada, que estreia em setembro.
E com um toque brasileiro.
Beto Skubs é um dos novos membros da equipe de roteiristas da série. Beto, 41, nasceu em São Paulo, foi criado em Piracicaba, interior do estado, e mora em Los Angeles, EUA.
Depois de uma temporada trabalhando no Brasil —em uma série ainda inédita na Globo— ele estava à procura de um emprego quando foi chamado para integrar a sala de roteiro da nova temporada da série médica, criada por Shonda Rhimes.
A sala em si e os novos colegas Beto conhece apenas virtualmente, por enquanto.
Ele conta para Splash como é o dia a dia trabalhando na produção da série.
Como funciona uma sala de roteiro
"É a primeira vez que eu tenho um escritório só para mim e ainda não consegui ir lá ver. A sala de roteiro de 'Grey's Anatomy' é grande e a ABC [canal que produz a série] leva muito a sério os protocolos de covid".
Segundo Beto, a sala de roteiro de "Grey's Anatomy" acontece todos os dias e chega a ter 22 pessoas entre roteiristas, assistentes, consultores médicos e a showrunner, Krista Vernoff.
Krista assumiu a posição de showrunner da "Grey's" de 2007 a 2011. Em 2014, ela voltou ao cargo e segue até hoje no comando da série médica mais longeva da TV junto com o spin-off "Station 19", que se passa em um posto do corpo de bombeiros —e cujas histórias e personagens vivem se cruzando.
Beto Skubs
Krista assumiu a função de Shonda Rhimes, criadora da série, que agora tem um contrato milionário com a Netflix.
Beto Skubs
'Showrunner é como um autor de novelas'
Beto conta que ainda está "tomando pé" da produção: ele começou a trabalhar na série no último dia 11 de julho.
Beto Skubs
Segundo Beto, a sala de roteiro começa fazendo um mapeamento geral de como será a temporada, a história e os rumos que cada personagem vai tomar. Aos poucos, o processo vai diminuindo e quebrando em arcos menores até chegar nos episódios individuais.
Nessa parte, o showrunner ou número dois passa a autoria de cada episódio para um roteirista da sala.
Beto Skubs
Beto Skubs
Para Beto, uma das razões do enorme sucesso de "Grey's" são os personagens. Ele confessa que não acompanhava a série desde o começo, lá em 2005, mas sua personagem favorita é uma das três integrantes que restaram do elenco original: a amada cirurgiã Miranda Bailey.
"A Chandra Wilson é uma atriz fantástica". Atualmente, apenas ela, James Pickens Jr. (Richard Webber) e, é claro, a protagonista Ellen Pompeo (Meredith Grey) se mantém firmes e fortes na série, desde a primeira temporada.
Os personagens e a química são as coisas mais importantes. O fato de a série ser um pouco imprevisível, acompanhar o que acontece no mundo e refletir sobre a sociedade fazem 'Grey's' amadurecer com o público.
A última temporada abordou a pandemia de covid-19 e proporcionou o retorno de ex-integrantes queridos do elenco como Patrick Dempsey (Derek), T.R. Knight (George), Eric Dane (Mark) e Chyler Leigh (Lexie).
Sobre o que esperar da próxima da temporada, Beto não pode falar absolutamente nada, mas a gente já está ansioso para ver o que ele vai levar para a série.
O crossover que a gente queria
Já imaginou a doutora Carolina, personagem de Marjorie Estiano da série "Sob Pressão", que relata o dia a dia em um hospital público brasileiro, passando alguns dias no Grey Sloan Memorial Hospital? Para Beto, esse seria um crossover que ele gostaria de ver.
Quem sabe levar a Meredith para fazer uma palestra em 'Sob Pressão'? Os dramas são parecidos, mas as dificuldades e os méritos são diferentes. Imagina que legal os personagens de 'Grey's' encarando a realidade e precariedade de um sistema de saúde diferente, mas com um acesso mais amplo?
Beto Skubs