MPF alertou Governo Federal sobre risco de incêndio na Cinemateca em julho
O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) fez um alerta ao governo federal sobre o risco de um incêndio na Cinemateca Brasileira em uma audiência realizada no dia 20 de julho. Na tarde de hoje, o galpão da instituição localizado na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, pegou fogo.
"Pelo MPF, houve comentários sobre a visita realizada e sobre o fato de terem sido bem recebidos. Destacou, entretanto, o fato de risco de incêndio, principalmente em relação aos filmes de nitrato", diz termo de audiência.
O documento ainda cita que alguns pontos de um pedido anterior haviam sido cumpridos, mas que ainda havia situações em andamento.
"Depois de várias manifestações a respeito de cada um dos pontos de interesse desta ação, houve a proposta da continuidade da suspensão do processo, pelo
prazo de 60 (sessenta dias), para que a União Federal possa dar continuidade às medidas que já vêm sendo tomadas."
A audiência realizada na Primeira Vara Federal faz parte de uma ação do MPF contra a união por abandono da Cinemateca, que foi despachada em julho do ano passado.
No processo, o MPF pedia que a união viabilizasse a gestão e a preservação da instituição, destinando ao órgão o orçamento de R$ 12,2 milhões, que já era previsto para 2020.
O órgão indicava, na época, que a ausência de ajuda financeira colocava em risco obras audiovisuais "de valor incalculável".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.