Acervo atualizado e high-tech: como está 'novo' Museu da Língua Portuguesa
De Splash, em São Paulo
01/08/2021 04h00
Inaugurado em março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa recebeu cerca de 4 milhões de visitantes até dezembro de 2015, quando foi atingido por um incêndio de grandes proporções que destruiu parte da sua estrutura.
Após um trabalho de restauração que durou quase cinco anos, o museu reabre para visitação do público hoje (1º) — com restrições por conta da pandemia do coronavírus e as regras sanitárias.
Splash conta alguma das novidades do "novo" Museu da Língua Portuguesa, que está repaginado, mas com a estrutura que o marcou.
Museu da Língua Portuguesa reabre após incêndio
Tecnologia integrada
O grande foco do novo museu é oferecer uma experiência mais imersiva e tecnológica aos visitantes.
Um dos grandes chamarizes é a instalação "Rua da Língua", localizada no segundo andar. Ela passou por uma reformulação e um painel de LED que forma palavras, poemas, pichações e outras formas de comunicação de diversos artistas presentes nas grandes cidades.
Boa parte do acervo e das obras que conta a história da língua portuguesa e suas transformações no Brasil foram mantidas e estão presentes no novo museu, que adicionou novas obras e tentou abordar mais as transformações do português com a massificação da internet no Brasil.
Também no segundo piso, há uma sequência de totens com palavras do nosso vocabulário. Quem passa pelo museu poderá interagir com esses totens que têm telas touchscreen e orientam sobre a origem das palavras.
Por conta da covid-19, os visitantes receberão um chaveiro com ponta de borracha que servirão com uma espécie de caneta para interagir com as telas.
Exposição temporária
O primeiro andar do museu abrigará exposições temporárias. A reabertura conta com a mostra "Língua Solta", que trata das variantes das palavras, desde a escrita formal e tradicional, até os memes da internet.
Desde a sua inauguração até 2015, ano do incêndio, o Museu da Língua Portuguesa recebeu mais de 30 exposições temporárias e cerca de 4 milhões de visitantes.
Terraço com vista privilegiada
O terceiro andar ganhou com um terraço amplo e uma vista privilegiada para a Pinacoteca e o Jardim da Luz. Os visitantes também poderão ver de perto o relógio da estação.
Ligação com a estação
O térreo será interligado com a estação da Luz, que conta com as linhas 1 (Azul) e 4 (Amarela) do metrô, além das linhas 7 (Rubi), 10 (Turquesa), 11 (Coral) e 13 (Jade) da CPTM.
A ideia é deixar o Museu da Língua Portuguesa ainda mais integrada com a cidade de São Paulo e a região central da cidade.
Serviço:
Museu da Língua Portuguesa
Endereço: Praça da Luz, s/nº, Centro, São Paulo.
Terça a domingo, das 9h às 16h30, com permanência até as 18h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), compra apenas pela internet.