Amanda Knox acusa filme com Matt Damon de querer lucrar com sua tragédia
A norte-americana Amanda Knox, 34, acusou o filme "Sillwater", estrelado por Matt Damon, 50, de querer lucrar com a tragédia pessoal dela. Em 2015, ela foi inocentada de uma acusação de homicídio, pela qual chegou a ficar cinco anos presa.
Em texto publicado na revista The Atlantic, Amanda questionou o direito de os produtores do filme usarem sua história. No artigo, que ganhou o título de "Quem é o dono da Amanda Knox?", a atriz diz que foi condenada de maneira equivocada e pede "para ter paz".
Meu nome pertence a mim? Meu rosto? E quanto à minha vida? Minha história? Por que meu nome é usado para se referir a eventos dos quais não participei?
Amanda Knox, na revista The Atlantic
A atriz disse ainda que não autorizou que o longa fosse feito com base na história dela:
Volto a essas perguntas repetidamente, porque continuam a lucrar com minha identidade e meu trauma, sem meu consentimento.
"Stillwater" conta a história de um americano, interpretado por Damon, que vai à França para ajudar sua filha, presa, acusada de matar uma amiga. Em 2007, Amanda foi detida, aos 20 anos, por suspeita de assassinar a companheira de quarto, Meredith Kercher, na Itália.
'Inspiração', diz o diretor
O nome de Amanda não é citado no longa, mas o diretor da produção, Tom McCarthy, admitiu ter se inspirado na história dela. Em entrevistas de promoção do filme, McCarthy disse que a história da atriz foi um ponto de partida, mas que não quis "mimetizar" sua tragédia.
Fiquei muito fascinado pelo caso Amanda Knox. Serviu somente como inspiração mesmo, eu comecei a pensar sobre a relação com o pai, eu havia acabado de ter uma filha.
Tom McCarthy, diretor de "Stillwater"
Depois de ser indiciada duas vezes, Knox foi absolvida em um julgamento que se estendeu por oito anos. Na decisão, a Corte Superior de Cassação da Itália apontou que erros da polícia durante a investigação impediram uma avaliação conclusiva do caso. A história da atriz já foi contada em um filme. Em 2016, a Netflix lançou o documentário "Amanda Knox".
A première de "Stillwater" aconteceu há três semanas, no Festival de Cannes, na França. Com a presença de Matt Damon, o filme foi aplaudido de pé pelo público e já é apontado como um dos cotados ao Oscar do ano que vem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.