Protestos pela Cinemateca e contra Bolsonaro são realizados em 5 capitais
Manifestantes protestam em defesa da Cinemateca Brasileira em cinco capitais hoje: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Os atos tiveram início às 14h nas cinematecas de cada estado, sem grande adesão. Em Brasília, o protesto ocorre no Palácio do Planalto.
Os protestos foram motivados pelo incêndio que atingiu um dos galpões da Cinemateca em São Paulo no dia 29 de julho.
O acidente foi chamado de "tragédia anunciada" por ex-funcionários da instituição, que já vinham alertando sobre o estado precário das dependências da Cinemateca. Esse foi o quinto incêndio registrado na organização responsável por preservar a produção audiovisual brasileira.
Na quarta-feira (4), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados entrou com uma queixa-crime contra Mário Frias, secretário especial da Cultura do governo Bolsonaro, pelo incêndio.
O ator Felipe Rocha marcou presença no ato do Rio de Janeiro. Ele postou uma foto no local com as legendas "viva o cinema e a memória da nossa cultura" e "fora corrupto genocida", e a atriz Drica Moraes comentou: "Fora!"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.