Séries e filmes de 'true crime' que vão te fazer perder o sono
O que torna os documentários, tantos filmes e séries, sobre crimes reais produções tão fascinantes?
Talvez seja a curiosidade que estas histórias despertam no público ou o fato de, algumas vezes, elas revelarem informações inéditas sobre casos considerados encerrados, o fato é que cada vez mais são lançadas produções que usam do "true crime" como meio para refletir sobre temas de grande alcance social.
Este sucesso elevou o volume de filmes e séries baseados em casos criminais chegando às plataformas de streaming.
Listamos a seguir 15 séries e filmes de "true crime" que valem o seu tempo e sua atenção.
"O Caso Evandro"
Onde assistir: Globoplay.
Um podcast de sucesso transformado em um documentário também de sucesso, "O Caso Evandro" é baseado nas pesquisas de Ivan Mizanzuk sobre o desaparecimento do menino Evandro Ramos Caetano, no interior do Paraná, em 1992. O caso ficou conhecido na mídia como "As Bruxas de Guaratuba", e o revisionismo deu luz a novas pistas que transformaram a visão pública sobre o caso.
"Eu terei sumido na escuridão"
Onde assistir: HBO Max.
A série é a adaptação do livro homônimo de Michelle McNamara. Obcecada por crimes reais, ela mergulhou numa investigação sobre a identidade do Assassino de Golden State, que aterrorizou a costa da Califórnia entre as décadas de 1970 e 1980. Logo, sua dedicação ao caso começou a afetar sua vida e sua relação com a família. Os episódios narram a busca pelo assassino, a jornada das sobreviventes e a relação de Michelle com a filha e o marido, o ator Patton Oswalt.
"Mamãe morta e querida"
Onde assistir: HBO Max.
O caso de Dee Dee e Gipsy Rose Blanchard, mãe e filha que tinham uma relação exemplar de amor e amizade. Dee Dee fazia de tudo por Gipsy, já que a garota tinha uma série de problemas de saúde e precisava de cuidados constantes. Tudo muda quando Gipsy descobre que todas as suas doenças foram inventadas pela mãe, e arma um plano junto ao namorado para assassiná-la e fugir.
"Night Stalker: Tortura e Terror"
Onde assistir: Netflix.
No verão de 1985, uma série de crimes aparentemente sem conexão assombram Los Angeles. Dois detetives, então, se unem em busca do assassino e estuprador que ficou conhecido como Night Stalker, o Perseguidor Noturno.
"O Caso Gabriel Fernandez"
Onde assistir: Netflix.
Em 2013, o pequeno Gabriel Fernandez, de 8 anos, morreu após ser vítima de uma série de agressões e abusos cometidos pela mãe e pelo padrasto. A tragédia deu forças para um movimento em busca de justiça por Gabriel, e o documentário acompanha o julgamento, as investigações e a própria omissão do sistema público na proteção da criança.
"Don't F**k with Cats: Uma Caçada Online"
Onde assistir: Netflix.
Tudo começa quando alguém publica um vídeo matando dois gatinhos. A web, enfurecida, se transforma numa agência de investigação em busca da identidade do sujeito. Logo, a coisa toma outras proporções quando cada clique incentiva o agressor a publicar vídeos mais perturbadores, chegando até uma vítima humana. O documentário analisa a busca pela fama e o poder (muitas vezes, nocivo) das massas virtuais.
"Elize Matsunaga: Era uma vez um crime"
Onde assistir: Netflix.
Em 2012, Elize Matsunaga matou e esquartejou o marido, num crime que chocou o Brasil. Nove anos depois, ela quebra o silêncio e conversa com a imprensa pela primeira vez neste documentário que conta detalhes da investigação, da cobertura jornalística e traz depoimentos de amigos, colegas e familiares de Elize.
"O Desaparecimento de Madeleine McCann"
Onde assistir: Netflix.
Uma história que repercutiu no mundo todo, o desaparecimento da pequena Madeleine McCann aconteceu em 2007, quando a criança passava férias com a família em um resort no sul de Portugal. O documentário traz detalhes sobre o sumiço de Madeleine e da investigação, que segue sem uma resposta concreta.
"Em Nome de Deus"
Onde assistir: Globoplay.
Conhecido como João de Deus, o ex-líder espiritual João Teixeira de Faria foi denunciado em 2018 por abuso sexual por mais de 300 mulheres que haviam buscado seu auxílio. O documentário acompanha a investigação realizada durante de 18 meses e responsável por revelar os crimes, sua rede de proteção e sua eventual condenação.
"Lorena"
Onde assistir: Prime Video.
Em junho de 1993, Lorena Bobbitt cortou o pênis do marido, John Bobbitt, enquanto ele dormia. Neste documentário, produzido por Jordan Peele, o caso que na época virou piada é revisitado, dando luz aos abusos sofridos por Lorena, que a levaram a comete o ato.
"Ted Bundy: Apaixonada por um Assassino"
Onde assistir: Prime Video.
A então namorada de Ted Bundy, Elizabeth Kendall, e sua filha Molly falam sobre os crimes cometidos por ele, a relação familiar que mantinham e os sinais de problema que enxergaram no assassino. Os episódios analisam a história de Bundy a partir de uma perspectiva feminina inédita.
"Os Cinco do Central Park"
Onde assistir: Globoplay.
Em abril de 1989, uma mulher de 28 anos foi assaltada e estuprada enquanto corria no Central Park, em Nova York. Cinco jovens negros ou latinos do Harlem, um tradicional bairro de ascendência afro de Manhattan, foram acusados e condenados pelo crime que não cometeram. A repercussão do caso, sobretudo após a absolvição dos rapazes, abre uma discussão sobre o sistema criminal estadunidense e o racismo estrutural.
"A 13ª Emenda"
Onde assistir: Netflix.
O filme de Ava DuVernay, indicado ao Oscar de melhor documentário em 2017, conta o que é a 13ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos e ilustra como ela se relaciona com a explosão do sistema prisional e a criminalização da população negra.
"Jeffrey Epstein: Poder & Perversão"
Onde assistir: Netflix.
O documentário revela as manipulações e o abuso cometidos pelo financista Jeffrey Epstein, bilionário condenado por abuso sexual e tráfico de menores. As histórias expõem uma rede de poderosos facilitadores e a eventual prisão de Epstein, que foi encontrado morto em uma cela em agosto de 2019.
"The Jinx"
Onde assistir: HBO Max.
A minissérie trata sobre o empresário Robert Durst e a investigação dos assassinatos de sua esposa, em 1982, da escritora Susan Berman, em 2000, e de um dos vizinhos dele, em 2001. O material reúne imagens de arquivo e depoimentos para analisar a ligação de Durst com os crimes e fez a polícia de Los Angeles reabrir as investigações em 2015.
"Sobrevivi a R. Kelly"
Onde assistir: Netflix.
A série documental traz os relatos das mulheres que sobreviveram aos abusos e assédios cometidos pelo músico R. Kelly. Os depoimentos colocam sob os holofotes o status e o poder do artista e como ele usou sua fama para esconder os atos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.