Topo

Série 'Modern Love' aborda vulnerabilidade e rede social em nova temporada

Lucy Boynton e Kit Harington na segunda temporada de 'Modern Love'
Lucy Boynton e Kit Harington na segunda temporada de 'Modern Love'
Amazon/Divulgação

De Splash, em São Paulo

13/08/2021 04h00

Não estamos tentando fazer apenas entretenimento, estamos tentando fazer uma coisa que toque as pessoas.

É assim que John Carney, criador, diretor e roteirista de "Modern Love", define a segunda temporada da série.

Após o sucesso do primeiro ano, a antologia inspirada na coluna homônima do jornal "The New York Times" retorna afetada pela covid, mas sem deixar que a pandemia seja o centro das atenções.

Continua depois da publicidade

Assista ao trailer

Ela entrou na série de forma sutil, porque todos fomos afetados. Fizemos oito episódios dos quais estamos muito orgulhosos. É ao que gostaríamos de assistir em casa.
John Carney

O que há de novo

Splash conversou com o criador e com parte do elenco da nova temporada, no Prime Video. Embora a coluna do jornal siga a veia do amor romântico, Carney, diretor de filmes como "Mesmo Se Nada Der Certo" (2013) e "Sing Street: Música e Sonho" (2016), acredita que os episódios vão além.

Queremos falar sobre outras formas de amor, ter episódios sobre famílias, cachorro, pessoas que não estão juntas fisicamente. Às vezes, pode ser sobre algo maior do que intimidade.
John Carney
Amazon/Divulgação - Amazon/Divulgação
Garrett Hedlund e Anna Paquin na segunda temporada de 'Modern Love'
Imagem: Amazon/Divulgação
Continua depois da publicidade

Por isso, a série agora se expande para além de Nova York. Os episódios ganham destaque em sensibilidade e dinamismo em relação à temporada anterior. As histórias são plurais e mais diversas entre si, mas mantêm o essencial: aquele ritmo aconchegante e o elenco afiado.

Prova disso é a participação do ator Andrew Rannells. Conhecido por "Girls", "The Prom" (2020) e por sua carreira em musicais da Broadway, ele dirige o episódio "How Do You Remember Me?", baseado em uma crônica que escreveu para a coluna.

Eu já queria adaptá-lo, mas John sugeriu que eu dirigisse. Nunca fiz isso antes, o segredo é a escalação. Se você tem um bom elenco, não precisa trabalhar tão duro.
Andrew Rannells, em entrevista para Splash

Vulnerabilidade e redes sociais

Outro destaque é o episódio estrelado por Kit Harington ("Game of Thrones") e Lucy Boynton ("Bohemian Rhapsody"), o único que inclui a pandemia. A história apresenta duas pessoas que se conhecem em um trem, em Dublin, logo no início do isolamento social.

Continua depois da publicidade
Amazon/Divulgação - Amazon/Divulgação
Marquis Rodriguez e Zane Pais na segunda temporada de 'Modern Love', no episódio dirigido por Rannells
Imagem: Amazon/Divulgação

Na história, os dois têm dificuldade para se reencontrar, porque não trocam contatos. A premissa parece anacrônica, considerando o tema de relacionamentos modernos, mas Carney acredita que esta ótica demonstra a vulnerabilidade a que as pessoas se expõem na internet.

Nas redes, as pessoas são validadas e atacadas o tempo todo. Os autores dessas histórias expuseram as suas vulnerabilidades, e isso transparece porque o que está ali é natural.

Mesmo assim, Twitter, Instagram e aplicativos não são necessariamente as marcas de um amor moderno para Andrew Rannells e Zane Pais.

Continua depois da publicidade
Nunca estive em nenhum desses aplicativos, sou um ator antiquado, prefiro conhecer pessoas no trabalho. Foi assim que eu conheci o meu namorado. É triste, mas é verdade.
Andrew Rannells

Já Pais, que interpreta Robbie no episódio dirigido por Andrew, problematiza a dependência de casais modernos.

Não amo a ideia do acesso constante. Não é porque você pode falar com a pessoa o tempo todo que ela te deve retorno. Há casais que compartilham até localização. Isso não é bom.
Zane Pais, em entrevista para Splash

Amor à segunda vista

Para Tobias Menzies ("Game of Thrones", "The Crown", "Outlander"), participar da série foi uma chance para mostrar que grandes amores não são restritos à juventude.

Amazon/Divulgação - Amazon/Divulgação
Tobias Menzies e Sophie Okonedo
Imagem: Amazon/Divulgação
Continua depois da publicidade
Estamos precisando de um pouco de coragem. O ano passado foi muito difícil. A série é uma celebração dos relacionamentos em muitas formas, sob uma perspectiva de amor e esperança.
Tobias Menzies

O episódio que Menzies protagoniza com Sophie Okonedo é sobre um casal que se reencontra após o divórcio e se reconecta romanticamente.

Eu sempre me coloco um pouco em tudo o que faço. Por mais que, no fim, as personagens sejam diferentes, sempre começam comigo mesma.
Sophie Okonedo
Amazon/Divulgação - Amazon/Divulgação
Lulu Wilson e Grace Edwards na segunda temporada de 'Modern Love'
Imagem: Amazon/Divulgação

Menzies acredita que isso é fundamental para que a dinâmica entre os atores flua bem e que a mensagem por trás da trama seja transmitida.

Continua depois da publicidade
O episódio é sobre relacionamentos que se destruíram, mas sentimentos que ficaram. Muita gente, após certa idade, reavalia antigos relacionamentos para pensar se ainda há vida ali.
Menzies

A atriz completa:

É a possibilidade de enxergar alguém de forma diferente, de uma hora para a outra. Eu acho que é isso, e gostei muito dessa parte da história.