Topo

Sebastian, ex-C&A, vira ativista e relembra parceria com Gisele

Lucas Fonsecca/ Divulgação

De Splash, em São Paulo

20/08/2021 04h00

Quem viveu os anos 1990 e 2000 e não conhece o Sebastian, garoto-propaganda da C&A, provavelmente vivia em Marte ou na Lua.

Dono de uma desenvoltura ímpar, o inconfundível ator, cantor e bailarino era presença cativa nas casas das famílias brasileiras durante os comerciais de TV da marca.

Sebastian Soul é o nome artístico de Sebastião Fonseca, nascido em 1966, em Belo Horizonte. Com sonho de ser comunicador, o ator sempre foi ligado às artes.

Assim estrelou a campanha de 1990 da C&A "Abuse e Use", unindo dança e atuação, tornando-se também o primeiro garoto-propaganda negro do Brasil.

No período em que trabalhou como rosto da marca de roupas, ele esteve ao lado de grandes modelos, como a uber-model Gisele Bündchen.

Para ele, a parceria com ela é motivo de alegria e orgulho, mas encara o fato da própria maneira.

Eu não trabalhei com Gisele, foi ela quem trabalhou comigo.
Imagem: Divulgação

Pioneirismo que chama, não é?

Sebastian é muito lembrado no mercado publicitário por ser o primeiro garoto-propaganda negro do Brasil,

"Representar uma multinacional é sempre uma oportunidade, independentemente da tonalidade de pele"

Sendo negro, no mercado da propaganda, eu pude, por meio de campanhas, alertar os empresários de como o público estava mais receptivo às pessoas negras

Para o ator, as empresas ainda mantém parte da "visão turva" de antes, mas a presença dele ajudou a mostrar como o Brasil é plural.

Foram 20 anos ligado diretamente à C&A, fato que rendeu tantos momentos memoráveis que é impossível eleger o melhor deles.

Cada segundo foi com muita intensidade e incrível, dos mais simples aos mais barulhentos.

A parceria com a marca encerrou em 2010.

À Splash, Sebastian conta que, mesmo com as mudanças na carreira, a "missão" de vida continua a mesma: "comunicar".

Isso nunca mudou. Usei a vitrine da comunicação para me comunicar por meio de campanhas publicitárias. Agora, tenho minha própria voz, e busco ampliá-la.

Depois, ele ainda protagonizou campanhas de lojas de varejo, papel higiênico, colchão, gás e muito mais. Em janeiro de 2021, tornou-se garoto-propaganda da ConsigaMais+, fintech de crédito consignado privado.

Imagem: Divulgação

Então, ele tá vivo!

A gente sabe bem que a internet adora dizer que celebridades morreram quando, na verdade, elas estão bem e saudáveis. Sebastian conta que isso já aconteceu com ele também.

Já escutei isso várias vezes. As pessoas não me veem mais na empresa que estão acostumadas e precisam de uma justificativa. Então, ele morreu.

Outra alternativa, segundo o próprio artista, pode ser consequência de uma confusão do público.

"Por eu ser negro e careca, acham que sou o Jorge Lafond", explica.

O intérprete da personagem Vera Verão morreu em 2003.

Imagem: Reprodução/ Instagram

Mas e hoje?

"Hoje sou um ativista ambiental", explica o ator, que segue com os trabalhos em propaganda. Ele também está envolvido com a ONG Recomeçar 360, que reintegra à sociedade pessoas egressas penitenciárias.

Também tenho o Núcleo de Artes Cênicas Sebastian, além do meu trabalho como cantor, que já tenho dois álbuns.

Tá achando muito? Tem mais! Agora ele também é apresentador do Real Podcast, um programa de entrevistas que estreou em fevereiro deste ano.

E, mesmo com tanta coisa em seu currículo, Sebastian ainda é reconhecido na rua por fãs que sempre se lembrarão dele como o Sebastian da C&A.

Me reconhecem bastante. Às vezes, pessoas mais novas têm dificuldade de saber quem sou, mas são alertadas pelos pais, que avisam o que eu represento.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sebastian, ex-C&A, vira ativista e relembra parceria com Gisele - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade