Topo

Rennan da Penha revela vontade de criar projeto com compositores na prisão

Colaboração para Splash, em São Paulo

21/08/2021 04h00

Zeca Camargo bateu um papo com o DJ Rennan da Penha no "Splash Entrevista", do canal UOL. O ex-morador da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, teve que pausar um dos seus melhores momentos da vida profissional quando foi preso acusado de associação ao tráfico de drogas, em abril de 2019.

Um dos idealizadores do Baile da Gaiola, no complexo da Penha, ele foi vencedor do prêmio Multishow na categoria canção do ano com "Hoje Eu Vou Parar na Gaiola", enquanto ainda estava preso. Na conversa, contou para Zeca Camargo que os sete meses de reclusão despertaram nele a vontade de ter um projeto voltado para os presos.

Você é a primeira pessoa para quem estou abrindo este projeto. Eu tentei buscar um projeto no qual pudesse visitar os presídios. Tem muitas pessoas lá dentro que escrevem, compõem, e queria encontrar essas pessoas e ajudar de alguma forma. - DJ Rennan da Penha

rennan - Splash Entrevista / UOL - Splash Entrevista / UOL
Splash Entrevista: DJ Rennan da Penha é o convidado da semana de Zeca Camargo
Imagem: Splash Entrevista / UOL

Ele explicou que dos presídios poderiam sair muitas letras boas, por exemplo, que, gravadas, ajudariam as famílias dos detentos. E não só isso: também serviria como um incentivo para "o cara sair dali com outro pensamento", disse.

Nosso sistema penitenciário é muito precário, não tem ajuda em nada, não tem psicólogo, não tem nada. A tendência é cada vez eles saírem pior de lá. - DJ Rennan da Penha

Rennnan da Penha foi solto ainda em 2019, após ter sido beneficiado por uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que deu parecer favorável contra a prisão após condenação em segunda instância. O artista ficou detido na penitenciária Alfredo Tranjan, conhecido como Bangu 2, no Rio de Janeiro.

Saída da Penha

Zeca quis saber o motivo de Rennan ter saído da Penha, já que foi lá que ele cresceu e se estruturou profissionalmente.

Eu tive que entender que não poderia ficar mais ali, naquele local. Todo o mundo está cansado de saber que tem um vídeo meu apertando a mão de um bandido na comunidade, e eu não posso fugir da minha realidade. - DJ Rennan da Penha

O DJ explicou que não seria possível ver pessoas com que ele conviveu por anos e fingir que não as conhece. "Quem está de fora vai associar você as coisas negativas", completou.

Mediante isso, eu realmente fiquei com medo, não vou negar. Vou ter que passar na comunidade, vou ter que apertar a mão das pessoas que eu conheço, uns amigos ganham um caminho, outros ganham outros, e eu ganhei o meu. Mas eu não posso deixar de falar com a pessoa por causa disso. - Rennan da Penha

renan - Splash Entrevista / UOL - Splash Entrevista / UOL
Splash Entrevista: Zeca Camargo recebe DJ Rennan da Penha em uma conversa cheia de revelações
Imagem: Splash Entrevista / UOL

Rennan finalizou dizendo que essa situação não foi um pretexto para sair da comunidade, que sempre teve condições de sair de lá, mas nunca quis. Inclusive, pensou em comprar uma casa na região.

"Splash Entrevista"

Toda semana, Zeca Camargo recebe um convidado para colocar o papo e as novidades em dia e você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.