Topo

Charlie Watts já tocou jazz, teve discos solos e não gostava de turnês

Lucas Pasin

De Splash, no Rio

24/08/2021 15h15

Foram 58 anos como baterista dos Rolling Stones. Charlie Watts, que morreu hoje aos 80 anos de idade em um hospital em Londres, no Reino Unido, passou mais da metade da vida tocando na banda britânica.

Muito antes de integrar o time de "dinossauros do rock", o artista — formado em Artes Gráficas — já fazia história na música. Ele começou a carreira no início da década de 1960 na Blues Incorporated, primeira banda britânica formada exclusivamente de músicos brancos tocando blues - estilo musical originado por afro-americanos.

Na noite londrina, em que se apresentava em clubes de R&B, Watts conheceu outros fãs incondicionais de blues, Mick Jagger, Keith Richards e Brian Jones, e entrou para os The Rolling Stones, substituindo Tony Chapman, que havia deixado o posto de baterista após um ano de formação da banda.

Para muitos, Watts era o membro menos carismático dos Stones, mas outros o viam evitando holofotes e entrevistas por conta da timidez. Mesmo com todo o sucesso, sempre se manteve discreto e já declarou que "não gostava de rock" e fazia por "ser seu trabalho". Da mesma forma, também declarou não gostar de fazer turnês, justificando ser um homem caseiro.

Antes de entrar para a vida de "rock star", estudando na Harrow Art School, o artista buscava emprego como designer gráfico. Ele chegou a estagiar e desenhar algumas capas de álbuns, usando seus conhecimentos da faculdade.

O amor pela música, no entanto, começou cedo. De acordo com a BBC, Charlie ganhou sua primeira bateria aos 13 anos, presente de seus pais. Antes disso, chegou a tocar banjo.

O músico teve ainda sete discos solo em sua carreira, sendo o primeiro, "Live at Fulham Town Hall", em 1986, e o último, "The Magic of Boogie Woogie", lançado em 2010.

A informação da morte de Charlie Watts foi divulgada por seu assessor de imprensa, que não informou o motivo. No início do mês, o músico precisou passar por uma cirurgia, mas só divulgou se tratar de um "procedimento médico não especificado".

Morre Charlie Watts, baterista dos Rolling Stones; veja fotos da carreira