Cantor antivacina morre de covid-19; músico chegou a se arrepender
O músico Marcus Birks morreu, aos 40 anos de idade, na última sexta-feira (27) após contrair a covid-19. Natural de Inglaterra, Birks propagava discursos antivacinas e negava a gravidade da pandemia de coronavírus.
Segundo a BCC e o jornal britânico The Daily Mail, o cantor chegou a acreditar que estava imune às complicações da covid-19 por ter uma rotina de treinos — cinco vezes por semana. A ideia é semelhante com a do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), proferida em abril de 2020 e depois em 2021 para minimizar os riscos da transmissão do vírus.
Marcus Birks estava internado no Royal Stoke University Hospital, em Staffordshire, Inglaterra. No leito, ele disse à BBC que estava "chocado" com os efeitos da covid-19, já que era difícil ele contrair alguma doença.
Hospitalizado, o cantor afirmou que aconselharia qualquer pessoa a tomar a vacina contra a covid, de acordo com a emissora britânica.
A primeira coisa que direi a toda a minha família é [ir] tomar a vacina e todas as pessoas que encontrar. Marcus Birks
Ele começou a ter sintomas parecidos com uma gripe e teve uma piora rápida, chegando a ser internado devido às dificuldades para respirar.
Birks já havia se arrependido das declarações antivacinas e negacionistas ainda em agosto, enquanto foi encaminhado para a UTI do hospital. O cantor afirmou que não se vacinou.
Quando você sente que não consegue respirar o suficiente, é a sensação mais assustadora do mundo. Marcus Birks
A companheira do músico, Lis, está grávida e lamentou a morte via redes sociais. Ao lado dele, eles fizeram o duo The Chameleonz.
A dor que sinto ao escrever isto é insuportável, meu coração foi arrancado, minha alma e mundo completamente e totalmente destruídos. Meu marido, meu melhor amigo, minha alma gêmea, Marcus faleceu ontem de manhã, estamos juntos há mais da metade da minha vida, desde que eu tinha 16 anos e era casada há 10 anos, e eu o amei completamente e o adorei por os 17 anos inteiros. Lis
Ela agradeceu por todas as mensagens que recebeu desde a internação do marido.
Lis preferiu não citar o antigo posicionamento de Marcus, seu marido há 10 anos.
Marcus era o homem mais incrível, atencioso, amoroso, leal, altruísta e orgulhoso e tudo o que ele queria fazer era ajudar o máximo de pessoas que pudesse. Isso, por si só, mostrava que coração e alma puros ele possuía. Gostaria de agradecer a todos por suas amáveis palavras e apoio nas últimas semanas. Marcus ficou realmente maravilhado com a quantidade de vocês que enviaram lembranças a ele. Lis
*Com informações da BBC
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.