Topo

Harry Potter Brasileiro? Sergio Mamberti conquistou gerações com 'Castelo'

Sérgio Mamberti voltou a encontrar o porteiro do 'Castelo Rá Tim Bum' em 2017 Foto: Celso Tavares/G1

De Splash, em São Paulo

03/09/2021 10h55

Raios e Trovões! Morreu hoje aos 82 anos Sérgio Mamberti. Eternizado como o Doutor Victor do "Castelo Rá-Tim-Bum", o ator fez parte da infância daqueles que cresceram com o programa da TV Cultura produzido entre 1994 e 1997.

Marca do Brasil

Com 90 episódios e um especial, "Castelo Rá-Tim-Bum"é considerado um marco da produção audiovisual na TV brasileira. O programa acompanhou a história de Nino (Cássio Scapin), um garoto de 300 anos que morava com o tio, o Dr. Victor, e sua tia-avó, Morgana (Rosi Campos).

Os três moravam em um Castelo na cidade de São Paulo. Nino, aprendiz de feiticeiro, nunca frequentou a escola e, para não ficar sozinho, conjura um feitiço e leva três crianças para o Castelo. Durante os episódios, Nino recebia as visitas e o grupo criava altas aventuras.

Por ter cunho educativo, "Castelo Rá-Tim-Bum" misturava histórias de fantasia com lições sobre a cultura e o folclore brasileiros. O programa teve o orçamento mais caro da TV Cultura, e originou livros, uma exposição e até um filme, lançado em 1999 e que expande a história da família Stradivarius.

Cena de 'Castelo Rá-Tim-Bum' Imagem: Reprodução/Youtube/TV Cultura

O programa rapidamente se tornou um sucesso de audiência. Logo na estreia, cravou 8 pontos no Ibope e gerou preocupação para o SBT, que ocupava a vice-liderança na faixa (das 19h às 19h30). O "Castelo" chegou a atingir 12 pontos no seu auge, com picos de até 14 em reprises.

Raios e Trovões!

Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius era irmão da mãe de Nino, e um poderoso cientista, inventor e feiticeiro, amigo de crianças, animais e máquinas. Figura paterna para Nino, tio Victor não poupava broncas quando o garoto estava sendo muito teimoso.

O que aconteceu foi um fenômeno. Não tenho nenhum personagem que esteja presente no imaginário nas pessoas, e olha que já fiz muita coisa. O Dr. Victor é meu alter ego.
Sérgio Mamberti, para o 'Oi, Sumido'

Seu bordão era o eterno "raios e trovões!", que dizia quando ficava irritado —na maioria das vezes, com o sobrinho. Quando o tio Victor pronunciava as palavras, acabava provocando justamente que raios e trovões ecoassem no céu.

E, apesar da rigidez, o Dr. Victor era muito atencioso e dedicado.

Exportado para mais de 15 países, "Castelo Rá-Tim-Bum" venceu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 1995, e chegou a ser premiado no Festival de Nova York em 1995 com a medalha de prata de Melhor Programa Infantil.

Harry Potter brasileiro

Criado três anos antes de a escritora J.K. Rowling lançar o livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal", Nino acaba sendo comparado com "O Menino Que Sobreviveu". Afinal, ambos fizeram parte da infância de muitos adultos que cresceram na década de 1990.

Cao Hamburger na exposição de 'Castelo Rá-Tim-Bum' Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Durante a CCXP 2019, o diretor e produtor Cao Hamburger, cocriador do "Castelo", afirmou que, na época do lançamento do programa, a TV Cultura foi acionada por várias TVs americanas, interessadas nos direitos da obra. "O Nino poderia ter sido o Harry Potter", afirmou.

As negociações para adaptações internacionais da história, no entanto, acabaram não evoluindo. Hamburger também contou que havia planos para todo um mundo mágico como o de "Castelo Rá-Tim-Bum", mas o projeto acabou ficando financeiramente inviável para a emissora.

Ângela Dip, vestida de Penélope, posa com Sérgio Mamberti Imagem: Reprodução/Instagram/angeladippe

Eternizado

Em 2014, o "Castelo Rá-Tim-Bum" ganhou uma exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo, que comemorou os 20 anos da atração. Mais de 2000 pessoas passaram diariamente pela mostra, que levou 410 mil pessoas ao local. Em 2017, a exposição retornou no Memorial da América Latina.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Harry Potter Brasileiro? Sergio Mamberti conquistou gerações com 'Castelo' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade