Topo

Roberto Carlos fez música para o filho durante tratamento de glaucoma; ouça

Dudu Braga e o pai Roberto Carlos - Reprodução
Dudu Braga e o pai Roberto Carlos Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, em São Paulo

08/09/2021 21h41

O cantor Roberto Carlos, de 80 anos, possui uma música em seu vasto repertório musical em homenagem ao filho Dudu Braga - que morreu hoje em decorrência de um câncer no peritônio. A canção "As flores do jardim da nossa casa" foi escrita durante uma das viagens do artista à Holanda para levar a criança para tratamento do diagnóstico de glaucoma congênito.

Após descobrir o problema na visão de Dudu, em 1968, Roberto Carlos e sua mulher, Cleonice Rossi, viajaram com a criança para a Holanda com a intenção de recorrer ao melhor tratamento nos olhos.

Dudu passou por uma cirurgia bem-sucedida e pouco tempo depois voltou ao Brasil ao lado da família. No entanto, ele precisou retornar para Amsterdã para um novo procedimento cirúrgico e a viagem com o Rei deu origem a letra da canção. Na biografia "Roberto Carlos em detalhes", de Paulo César de Araújo, que foi censurada pelo cantor", traz a história de que o Rei compôs a música para o filho na capital holandesa.

Lançada em 1969, a música abriu o décimo disco de Roberto Carlos e trazia no refrão uma menção a história de vida de Dudu Braga: "Eu já não posso mais olhar nosso jardim/ Lá não existem flores, tudo morreu pra mim".

Em recente entrevista ao jornal "Extra", Dudu Braga contou que Roberto Carlos se inspirou na paisagem local do hospital na Holanda para retratar o seu sofrimento ao vê-lo precisar passar por cirurgias nos olhos logo nos primeiros dias de vida.

"As flores do jardim da nossa casa" foi feita quando eu nasci. Eu fui operado com 15 dias de vida, ainda enxergava. As flores da música não são do jardim lá de casa mesmo, mas do jardim do hospital, na Holanda, onde eu estava internado. Paizão fez essa música lá, entre uma cirurgia minha e outra, porque foram várias. É uma música que fala da dor de um pai. E eu sou pai, né? Se os meus pequenos têm uma gripe eu já fico biruta, imagina o seu filho ter uma deficiência! É muito pesado mesmo", contou o produtor musical.

A morte de Dudu

O produtor musical Dudu Braga, 52 anos, morreu hoje à tarde. O filho do cantor Roberto Carlos estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em tratamento contra um câncer no peritônio, membrana que envolve a parede abdominal. O hospital confirmou a informação ao UOL.

"O Hospital Israelita Albert Einstein comunica, com pesar, o falecimento do senhor Roberto Carlos Braga II, às 14h21, em decorrência de um câncer. O paciente passou por uma série de tratamentos para tratamento quimioterápico e cirurgia", diz boletim do hospital, assinado pelos médicos Fernando Maluf e Miguel Cendorolo Neto.

A assessoria de Roberto Carlos informou que o velório será fechado para a família.