Fernando Morais 'grudou' em Lula por uma década para escrever biografias
O primeiro volume da biografia do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) está em pré-venda e será lançado em 16 de novembro. Em parceria com as editoras Companhia das Letras e Penguin, o livro começou a ser produzido pelo jornalista Fernando Morais há uma década, em 2011.
Inicialmente, a ideia era relatar a trajetória de Lula a partir de sua primeira prisão — em 1980, por liderar a greve dos trabalhadores do ABC Paulista — até o fim de seu segundo mandato. Em 2018, ao UOL, Morais contou que "grudou" no ex-presidente.
Grudei nele a partir de 2011, logo que ele deixou a Presidência, antes de ele ser diagnosticado com câncer, para poder recuperar determinadas passagens, [saber dos] bastidores de governo. Era uma oportunidade de ouvi-lo dentro de um avião, por exemplo, longe de telefone, secretária, de audiência, isso e aquilo. Fernando Morais
Com o surgimento da Operação Lava Jato e o impeachment de Dilma Rousseff, o escritor se deparou com a necessidade de escrever outro livro, o qual deve ser lançado na sequência.
Em narrativa que faz uso de recuos e avanços cronológicos para manter um ritmo eletrizante, neste primeiro volume Morais vai da infância de Lula até o anulamento de suas condenações, em 2021 — passando pelo novo sindicalismo, as greves do ABC, a fundação do PT e a primeira campanha eleitoral. diz a sinopse do volume 1
O escritor é amigo pessoal de Lula e virou um dos ícones da esquerda após a publicação de "A Ilha", livro-reportagem sobre Cuba lançado em 1976. Morais também é autor das biografias "Olga", de Olga Benário, "Chatô - O Rei do Brasil", de Assis Chateaubriand, e "O Mago", de Paulo Coelho.
Compre "Lula" - Volume 1:
*O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.