'Round 6': novo sucesso da Netflix tem acusação de plágio e polêmicas
Na série, lançada em 17 de setembro, um convite chega para pessoas precisando de dinheiro. O objetivo é recrutá-las para um jogo misterioso e mortal, em que os participantes disputam rodadas de jogos infantis por um prêmio bilionário.
Porém, o preço é alto: quem perde, paga com a vida.
Novo 'Jogos Vorazes'?
Se você se lembrou da premissa de "3%" ou até da saga "Jogos Vorazes", não está só. Embora alguns fãs tenham feito a mesma relação nas redes sociais, a produção foi acusada de copiar outra obra: um filme japonês de 2014 chamado "As the Gods Will".
As semelhanças são bem diretas: nas duas histórias, a luta por sobrevivência acontece por meio da disputa de jogos infantis. Além disso, há detalhes parecidos na fotografia e até na direção de cenas.
Porém, o diretor da série, Hwang Dong-hyuk, contou que já tinha o roteiro na gaveta desde 2008.
Assista ao trailer do filme:
Sobre a semelhança apontada, ele contou, em entrevista coletiva:
O primeiro jogo é parecido, mas as similaridades param por ali.
Ele disse também que, apesar de a ideia ser antiga, tinha desistido de vê-la se tornar realidade —antes da Netflix, ele não encontrava produtoras interessadas.
Conta bancária
Outra controvérsia surgiu após um espectador afirmar em um fórum que os dados de uma conta bancária, que aparecem em um episódio, são reais.
Este fã afirma ter transferido dinheiro para a conta em questão, sugerindo que os dados foram usados sem permissão. A produção negou a história.
Telefone vazado
Um número de telefone, que aparece logo no início da série, acabou causando problemas na vida real. Isso porque o número existe de verdade, e alguns fãs começaram a ligar para ele!
A dona do número, uma mulher coreana, estaria recebendo ligações e mensagens constantes, segundo o portal Koreaboo. Ela contou que já usa o número há mais de 10 anos, e disse ter ficado bastante surpresa (e incomodada) com a quantidade de contatos que está recebendo 24 horas por dia.
A Netflix teria feito contato com a proprietária, oferecendo indenização monetária e sugerindo que ela trocasse de número. Ela afirmou que não poderia fazer a alteração, pois o telefone está ligado aos seus negócios e isso lhe causaria problemas.
Agora, ela pede que as pessoas parem de incomodá-la.
"Round 6" tem nove episódios na primeira temporada, e está no top 1 da plataforma, à frente de "Sex Education" e "Missa da Meia-Noite". Embora a série esteja acumulando fãs em todo o globo, o criador ainda não tem ideias para o que seria a segunda temporada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.