Topo

Mulher de Dominguinhos nega ser golpista e briga por herança contra filha

Maria de Guadalupe Mendonça falou sobre a disputa travada contra a própria filha pela herança de Dominguinhos - Reprodução: Record TV
Maria de Guadalupe Mendonça falou sobre a disputa travada contra a própria filha pela herança de Dominguinhos Imagem: Reprodução: Record TV

Colaboração para Splash

03/10/2021 21h25

O cantor José Domingos de Morais, mais conhecido como Dominguinhos, morreu aos 72 anos, em julho de 2013, vítima de um câncer no pulmão. Desde então, sua ex-companheira, Maria de Guadalupe Mendonça, e os filhos do sanfoneiro travam uma disputa na Justiça pela herança deixada pelo famoso.

A disputa judicial teve início ainda em 2013, quando Guadalupe entrou com pedido de reconhecimento de união estável para ter direito a 50% dos bens de Dominguinhos.

Na ocasião, ela travava uma disputa particular contra Mauro, filho do primeiro casamento do sanfoneiro com Janete, já falecida. Entretanto, Mauro morreu aos 59 anos em junho de 2019, em decorrência de um infarto fulminante. Da união com Janete, o músico também teve outra filha, Madeleine, que morreu em 2008 e deixou dois filhos, que também brigam pela herança.

Após a morte de Mauro, a briga na Justiça travada por Guadalupe agora é contra a própria filha, Liv Mendonça de Moraes, que, assim como o pai, também seguiu a carreira musical.

Em entrevista ao "Domingo Espetacular", da Record TV, Maria de Guadalupe contou que ela e Liv eram amigas, mas a relação entre mãe e filha ficou estremecida devida à disputa pelos bens de Dominguinhos. "Minha filha sempre foi amiga, de repente não é mais", relatou.

"Eu tenho direito [a herança] porque ele [Dominguinhos] não permitiria isso. Nunca! Respeitem a memória dele, respeitem a mim, uma senhora", declarou.

Guadalupe e Dominguinhos nunca oficializaram a união no civil e trocaram votos apenas no religioso. Durante a disputa judicial, Liv Moraes alegou que sua mãe foi casada com Dominguinhos de 1980 a 1986, quando os dois teriam se separado. Depois disso, Guadalupe teria começado a se relacionar com outro homem, segundo a filha.

Ao "Domingo Espetacular", ela afirmou que manteve relação com Dominguinhos até a morte do artista e nega que tenha vivido em união com outro homem. Porém, admite que durante o tempo em que estiveram juntos, tanto ela, quanto o cantor, mantiveram relacionamentos com outras pessoas. "Tive casos, vivi o que eu quis e ele idem", contou.

Segundo relatou, quando Dominguinhos precisou ser hospitalizado, em São Paulo, ela começou a chorar ao perceber que "a coisa estava feia", e uma senhora, que era uma espécie de relações públicas, falou: 'Quem é essa moça?'. E ele falou: 'Minha mulher! Diga a todo mundo que você é minha mulher'".

Ainda na entrevista, Maria de Guadalupe Mendonça afirmou que não é "golpista" e que apenas quer o que é seu. "Não sou uma golpista. Não quero o que não é meu". Por fim, disse que não mantém contato com a filha há cerca de cinco anos e que passou a fazer uso de remédios. "Hoje, estou aqui sozinha, sem ele, sem minha filha, sem meu neto", completou.

À Record TV, Liv Moraes se recusou a comentar o assunto e informou que está focada em sua carreira profissional. Ainda pontuou que essas questões de foro íntimo dizem respeito apenas à família.

Em março do ano passado, em entrevista para o canal do YouTube da apresentadora Lisa Gomes, Liv Moraes falou sobre a disputa pela herança de seu pai. Ela contou que quando o sanfoneiro morreu "tiveram muitos problemas" referentes à disputa pelos bens, mas ressalta que esses problemas não foram de sua "parte".

A cantora diz que na ocasião ela mantinha um bom relacionamento com o irmão e os sobrinhos, mas um "desentendimento pessoal gerou toda uma coisa que saiu de proporção". Ainda, a famosa pontuou que a briga se torna mais complexa porque envolve não apenas o patrimônio físico deixado por Dominguinhos, mas também questões referentes aos direitos autorais.