Topo

Não é só ex-Twistter: mais famosos dividiram penitenciária com os Cravinhos

Ane Cristina

De Splash, em São Paulo

03/10/2021 04h00Atualizada em 03/10/2021 15h01

Sander Mecca revelou em entrevista a Splash que dividiu cela com os irmãos Cravinhos enquanto cumpria pena por tráfico de entorpecentes. O cantor, famoso por integrar a boyband Twister nos anos 2000, foi preso aos 19 anos, pouco tempo após o fim do grupo.

Mas não foi só o artista quem esteve na mesma prisão com os condenados pelos assassinatos de Manfred e Marísia von Richthofen. Muitos criminosos conhecidos por crimes célebres também dividiram em algum momento o espaço com o Daniel e Cristian Cravinhos.

Veja a lista a seguir:

Pimenta Neves

Pimenta Neves - Caio Guatelli/Folha Imagem - Caio Guatelli/Folha Imagem
Jornalista Pimenta Neves sai da prisão e cumpre pena em casa desde o dia 10
Imagem: Caio Guatelli/Folha Imagem

Antônio Pimenta Neves foi condenado a 15 anos de prisão pelo assassinato da ex-namorada Sandra Gomide. O jornalista confessou o crime afirmando que ela o traía.

Em entrevista do "Domingo Espetacular" em 2018, ele afirmou que fez amizade com os irmãos Cravinhos em Tremembé. "Esse, por exemplo, é um menino de um talento extraordinário. Eu sou apaixonado por musica, jazz. Ele é um baterista extraordinário", comentou Pimenta Neves sobre Cristian.

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá em entrevista à Globo - Reprodução - Reprodução
Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá em entrevista à Globo
Imagem: Reprodução

Alexandre Alves Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram condenados em março de 2010 pelo assassinato de Isabella Nardoni, filha de Alexandre. A menina foi morta em 2008 após ser jogada do sexto andar do prédio em que o casal morava.

Nardoni foi condenado a 31 anos e Jatobá a 26 anos e 8 meses de reclusão no Complexo de Tremembé, mesma penitenciária a qual os irmãos Cravinhos e Suzane foram direcionados após a condenação.

Elize Matsunaga

Elize Matsunaga - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Elize Matsunaga na série "Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime" (Netflix)
Imagem: Divulgação/Netflix

Condenada pelo assassinato e esquartejamento do marido Marcos Matsunaga, Elize Matsunaga foi condenada inicialmente à pena de 19 anos, 11 meses e um dia e cumpre pena no Complexo de Tremembé. Em 2019, o STJ (Supremo Tribunal de Justiça) reduziu a pena da bacharel em direito para 16 anos e três meses de prisão.

Neste ano, o caso voltou a ganhar notoriedade com o lançamento da minissérie "Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime" da Netflix.

Edinho

Edinho, filho de Pelé - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Edinho, filho de Pelé
Imagem: Reprodução/YouTube

Edson Cholbi do Nascimento, filho de Pelé mais conhecido como Edinho, foi preso em Tremembé em duas ocasiões. Em 2005, ficou detido por três meses, acusado de associação com o tráfico. No ano seguinte, ficou preso por quase 11 meses por lavagem de dinheiro.

No período em que esteve detido, Edinho recebeu a visita do pai duas vezes.

Lindemberg

Lindemberg Alves Fernandes durante julgamento no fórum de Santo André em 2012 - Leandro Moraes/UOL/Folhapress - Leandro Moraes/UOL/Folhapress
Lindemberg Alves Fernandes durante julgamento no fórum de Santo André em 2012
Imagem: Leandro Moraes/UOL/Folhapress

Em outubro de 2008, Lindemberg Alves Fernandes invadiu a residência de sua ex-namorada Eloá Cristina e manteve ela e a amiga Nayara como reféns.

Ele chegou a liberar Nayara — que acabou retornando ao cárcere. Após mais de cem horas de sequestro, disparou contra as meninas. Eloá, baleada na cabeça e na virilha, não resistiu.

Em 2009, Lindemberg foi condenado a 98 anos e 10 meses de prisão, mas teve a pena reduzida para 39 anos e três meses de prisão em 2013 e cumpre a sentença em Tremembé.

Roger Abdelmassih

Roger Abdelmassih - Nelson Antoine/ Fram/ Estadão Conteúdo - Nelson Antoine/ Fram/ Estadão Conteúdo
Roger Abdelmassih
Imagem: Nelson Antoine/ Fram/ Estadão Conteúdo

Um dos principais especialistas em reprodução humana do país, Roger Abdelmassih foi condenado a mais de 173 anos pelo estupro e violento atentado ao pudor contra várias pacientes de sua clínica.

Neste ano, chegou a ficar em prisão domiciliar por dois meses, mas teve o benefício revogado e voltou a Tremembé em julho.

Mateus da Costa Meira

O ex-estudante de medicina Mateus da Costa Meira, que ficou conhecido como o 'atirador do shopping Morumbi', em 1999, em São Paulo (11/out/2011) - Edson Ruiz/Folha Imagem - Edson Ruiz/Folha Imagem
O ex-estudante de medicina Mateus da Costa Meira, que ficou conhecido como o 'atirador do shopping Morumbi', em 1999, em São Paulo (11/out/2011)
Imagem: Edson Ruiz/Folha Imagem

Mateus da Costa Meira invadiu uma sala de cinema do Morumbi Shopping, em São Paulo e abriu fogo com uma submetralhadora em 1999. O estudante de medicina matou três pessoas e feriu outras cinco.

Foi condenado a mais de 120 anos de prisão em 2004, mas teve a pena reduzida para 48 anos e nove meses em 2007. Esteve no Complexo do Tremembé entre 2002 e 2009. Atualmente, cumpre pena na Penitenciária Lemos Brito, em Salvador.

Marcos Valério

Marcos Valério - Lula Marques/Folhapress - Lula Marques/Folhapress
Marcos Valério
Imagem: Lula Marques/Folhapress

Marcos Valério, conhecido como operador do Mensalão, foi condenado por peculato e corrupção ativa. Entre outubro de 2008 e janeiro de 2009, permaneceu no Complexo de Tremembé, com prisão preventiva decretada por suspeita de extorsão, fraudes fiscais e corrupção.