Por que 'Round 6' demorou 12 anos para sair do papel
12 anos para sair do papel e pouco mais de uma semana para se tornar um sucesso global. Parece ficção, mas é a trajetória de "Round 6", da Netflix.
A série coreana criada e dirigida por Hwang Dong-hyuk começou como uma ideia em 2008, muito antes do lançamento do longa japonês que a série supostamente teria plagiado. Na época, Hwang morava com a mãe e a avó e concebeu a história pensando na disparidade social que ele mesmo observava (e vivia) entre ricos e pobres.
Eu já pensei em quais brincadeiras eu queria usar. O primeiro sempre seria o Batatinha Frita, que causa um grande impacto com muitas mortes, explicou em entrevista ao jornal The Korea Times
Para o criador, a ideia de misturar jogos infantis em uma disputa mortal era uma forma de exaltar a crueldade da premissa.
Demonstra uma certa ironia, assim como o desespero dos jogadores.
Projeto engavetado
Durante alguns anos, Hwang tentou oferecer a ideia para alguns estúdios. Primeiro, como um filme. No entanto, o roteiro era sempre rejeitado.
A extrema violência dos jogos e a execução fantasiosa da série —e dos personagens— eram apontados como problemas. O diretor, então, acabou desistindo, porque concluiu que toda a ideia era muito irreal para o público acreditar.
Dificuldade financeira
Ainda quando estava pensando na ideia e desenvolvendo o projeto do que viria a ser "Round 6" (ou "Squid Game"), Hwang passava por dificuldades financeiras junto à mãe e à avó.
Até 2008, ele havia escrito e dirigido dois curtas-metragens, em 2000 e 2004, e um longa-metragem, o drama "My Father", de 2007. A carreira discreta não ajudava muito nas despesas e, por isso, eventualmente, ele precisou parar de escrever a série e vender seu computador, pelo valor equivalente, hoje, a aproximadamente R$ 3.724,99.
Desde então, o diretor-roteirista comandou mais três filmes, entre 2011 e 2017. Um deles, "The Granny" (2014), foi um hit nas bilheterias locais, e outro, o drama histórico "The Fortress", bastante premiado.
Transformação
Neste período, contando com a sua popularidade em ascensão e as mudanças políticas no globo, ele cogitou tentar novamente a sorte com seus jogos mortais. E deu certo!
O mundo se transformou em um lugar tão peculiar que histórias de sobrevivência violentas como esta passaram a ser bem-vindas, justificou o idealizador
Ao Wall Street Journal, Hwang disse acreditar que a covid-19 tornou o conceito da série mais atraente para uma audiência global, como a da Netflix. Segundo ele, a pandemia deixou as diferenças sociais mais evidentes, e isso fez com que a sua premissa ganhasse força.
Mesmo assim, a aquisição da ideia foi feita antes. Em setembro de 2019, a Netflix havia anunciado globalmente a aquisição de seu novo drama sul-coreano. Na época, a gigante do streaming começava a fazer fortes investimentos no k-drama, apostando na popularidade da cultura oriental entre o público jovem, com grupos musicais e projetos do audiovisual.
"A Netflix começou a trabalhar com títulos coreanos há três anos e vimos como eles atraem novas audiências que estão descobrindo o k-drama", comentou na época a vice-presidente de conteúdo Kim Minyoung.
Hoje, Hwang credita o sucesso da série parcialmente às mudanças econômicas que observou no mundo.
Os jogos se alinham ao desejo das pessoas de ficarem ricas com criptomoedas, ações, imóveis. Infelizmente, o mundo foi para este lado, então as pessoas simpatizam com a história.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.