Topo

Diretor que deu arma a Baldwin feriu atriz de 74 anos em acidente anterior

Dave Halls, diretor-assistente que entregou a arma a Alec Baldwin - Reprodução/IMDB
Dave Halls, diretor-assistente que entregou a arma a Alec Baldwin Imagem: Reprodução/IMDB

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

28/10/2021 20h16

O diretor-assistente de "Rust", Dave Halls, que foi o responsável por dar a arma a Alec Baldwin sem a checagem adequada, supostamente se envolveu em outro acidente relacionado à negligência. A situação teria acontecido no set de "Freedom's Path", em 2019, e teria levado a atriz Carol Sutton, que na época tinha 74 anos, a se machucar.

Em entrevista à revista Rolling Stone, um dos operadores de câmera do longa, Quintin Rodriguez, Sutton - que morreu em 2020, vítima da covid-19 - precisava gravar uma cena onde caia de joelhos, demonstrando a angústia após receber a notícia da morte de um outro personagem do filme.

"Lembro-me de virar para Dave e perguntar: 'Dave, devemos dar a ela uma almofada de queda? Deveríamos dar a ela uma almofada de queda", recorda o profissional.

No entanto, Halls teria negado. "Não, ela não vai cair até o fim", teria dito o diretor-assistente. Ao invés da almofada, teriam colocado um tecido fino, feito para proteger móveis. "Ela acabou caindo totalmente e se ferindo. Deveria ter uma almofada de queda. Teria levado 60 segundos (para pegar)", lamenta Rodriguez.

Aliás, esta não é a primeira história envolvendo negligência da parte de Halls. O diretor teria sido demitido de "Freedom's Path" não por esse incidente, mas por uma outra ocasião - envolvendo uma arma - que deixou uma pessoa da equipe ferida. No acidente, o revólver disparou inesperadamente com alguém do elenco no set e interrompeu a produção. Halls seria o responsável pela segurança do estúdio e não teria feito a intervenção correta.

Em depoimento divulgado ontem pela polícia, o diretor-assistente admitiu que não checou todos os cartuchos da arma que foi entregue para Baldwin e que acabou tirando a vida de Halyna Hutchins. "Ele avisou que deveria ter checado todas elas, mas não checou, e não conseguia se lembrar se ele girou o tambor da arma", diz o registro.

O acidente

A diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, morreu, e o diretor Joel Souza, 48, ficou ferido após um acidente ocorrido na última quinta-feira (21) no set do filme "Rust", estrelado por Alec Baldwin. A polícia confirmou à Fox News que o protagonista foi o responsável pelo disparo de uma arma cenográfica.

Segundo o site Variety, o set de filmagem de "Rust" era um lugar "caótico" e sem segurança — inclusive com um relato de outra arma que também falhou.