Plágio ou referência? 'Fake em Nóis' analisa casos polêmicos da cultura pop
Será verdade que nada se cria, tudo se copia? No episódio desta semana do "Fake em Nóis", Gilmar Lopes e Pirulla analisam plágios, homenagens e referências da cultura pop.
Somente no mundo da música existe uma série de exemplos de plágios. Pirulla cita o da música "Bring It on Home", da banda britânica Led Zeppelin. Além de mesmo nome, a canção lançada em 1969 tem o mesmo início e fim de uma letra de Willie Dixon, de 1963.
A banda disse que foi uma homenagem, mas teve que pagar uma graninha por não ter pedido licença.
No cinema também não faltam exemplos de filmes e séries que parecem ter saído do mesmo roteiro, conforme destaca Gilmar. Há finais e até plot twists previsíveis. Mas nem tudo é cópia, existem referências muito bem produzidas.
O filme 'Star Wars' foi muito inovador na sua época, mas o criador George Lucas se inspirou em dezenas de outros filmes de espaço para compor a saga que conhecemos hoje. A série 'Flash Gordon' foi uma das que o inspiraram.
'Fake em Nóis'
Apresentado pelo biólogo Pirulla e pelo checador de fatos Gilmar Lopes (do site eFarsas), o "Fake em Nóis" traz, com muito bom humor, a verdade sobre algumas mentirinhas que circulam na internet. O programa vai ao ar toda quarta-feira, 19h, no YouTube de Splash e também está disponível na sua plataforma de podcast preferida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.