Topo

5 clássicos do cinema imperdíveis no streaming

"Hiroshima, Meu Amor" - Divulgação
"Hiroshima, Meu Amor" Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

29/10/2021 04h00

Quantas vezes você já passou horas tentando escolher um filme para assistir e acabou desistindo por não conseguir se decidir? O volume de produções disponíveis nas plataformas de streaming, algumas vezes, atrapalha mais do que ajuda na hora de relaxar.

Por isso, listamos aqui 5 filmes que são clássicos do cinema e escolhas acertadas para aqueles momentos de indecisão.

Casablanca

Humphrey Bogart e Ingrid Bergman em "Casablanca" (1942) - Divulgação - Divulgação
Humphrey Bogart e Ingrid Bergman em "Casablanca" (1942)
Imagem: Divulgação

Lançado em 1942, este drama vencedor de 3 Oscar é considerado uma das maiores histórias de amor do cinema, e eternizou a frase "Nós sempre teremos Paris". Na história, Humphrey Bogart e Ingrid Bergman vivem Rick e Ilsa. Ele um exilado da Segunda Guerra Mundial, reencontra uma grande paixão do passado e fará de tudo para não perdê-la novamente. O filme está disponível na HBO Max.

O Último Imperador

Do diretor italiano Bernardo Bertolucci, este drama foi indicado a 9 categorias do Oscar 1988 e venceu todas. O filme acompanha a história de Pu Yi, último imperador da China. Declarado governante aos 3 anos de idade, ele viveu enclausurado até enfrentar o mundo pela primeira vez aos 24 anos. Disponível no Belas Artes à La Carte e no UOL Play, que agora conta também com o acervo do Belas Artes à La Carte.

Hiroshima, Meu Amor

"Hiroshima, Meu Amor" - Divulgação - Divulgação
"Hiroshima, Meu Amor"
Imagem: Divulgação

O filme de 1959 de Alan Resnais conta a história de uma jovem atriz francesa que passa a noite com um rapaz japonês, casado, em Hiroshima, para onde ela foi enviada para gravar um filme sobre paz. Os dois refletem sobre as diferentes perspectivas sobre a guerra enquanto ela relembra um romance com um soldado alemão da Segunda Guerra.

Além de ser um filme pioneiro no uso de técnicas de edição e montagem, traz uma visão bastante complexa do ser humano e de como lida com a tragédia, o que o transforma em uma de arte essencial para o cinema. Disponível no Belas Artes à La Carte e no UOL Play.

Festim Diabólico

Um dos clássicos do igualmente clássico Alfred Hitchcock, 'Festim Diabólico' é o primeiro filme em cores do cineasta, e foi todo rodado em tomadas de 10 minutos —um desafio para a produção. Na história, dois colegas tentam cometer o crime perfeito e, em seguida, organizam uma festa no local do crime. Disponível no Belas Artes à La Carte e no UOL Play.

Tubarão

Inesquecível suspense de Steven Spielberg, "Tubarão" abriu um mar de possibilidades para o gênero e para os blockbusters modernos. Como esquecer a trilha sonora clássica? O filme está disponível na Netflix.