Armeira de 'Rust' diz não saber como surgiu munição de arma de Baldwin
De Splash, em São Paulo
29/10/2021 09h34Atualizada em 29/10/2021 18h49
A profissional responsável pelo manejo de armas no filme "Rust", Hannah Gutierrez-Reed, afirma estar sendo "falsamente retratada" sobre os relatos do acidente no set que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchin, disse o advogado dela à emissora NBC News.
O tiro, disparado por Alec Baldwin, matou a diretora e atingiu o diretor Joel Souza no ombro na semana passada.
Por meio do seu advogado, Jason Bowles, Hannah disse estar sendo alvos de "inverdades que a caluniam" sempre prezar pela segurança nas filmagens e não sabe como surgiu a munição que estava na arma de Baldwin.
O ator disparou uma pistola Colt carregada com uma bala de chumbo, segundo as autoridades de Santa Fé, no Novo México.
A segurança é a prioridade número um de Hannah no set. Em última análise, este set nunca teria sido comprometido se a munição real não fosse introduzida. Hannah não tem ideia de onde vieram os projéteis reais. Ela e o chefe de adereços ganharam controle sobre as armas e ela nunca testemunhou ninguém atirando ao vivo com essas armas e nem ela permitiria isso. Jason Bowles, advogado de Hannah
As autoridades estão com a arma usada no incidente, segundo o xerife de Santa Fé, Adan Mendoza.
Ontem, ele afirmou que as declarações dadas por Hannah não são precisas e que foi uma munição de verdade que feriu Joel Souza e matou Halyna Hutchins, de acordo com a Fox News.
O advogado de Hannah afirma que os equipamentos ficavam em um espaço restrito e protegido e que ela teria pedido melhores condições no set.
A declaração ainda fala de "disparo acidental" que teria ocorrido duas vezes antes e que nenhum era sob responsabilidade de Hannah.
Eles eram trancados todas as noites e na hora do almoço e não havia como um único deles ter desaparecido. [...] Hannah foi contratada para dois cargos neste filme, o que tornou extremamente difícil se concentrar em seu trabalho como armeira.. Ela lutou por treinamento, dias para manter as armas e em tempo adequado para se preparar para o tiroteio, mas foi derrotada pela produção e seu departamento. Todo o conjunto de produção tornou-se inseguro devido a vários fatores, incluindo a falta de reuniões de segurança Jason Bowles, advogado de Hannah
Segundo o Sky News, Hannah ainda expressou sua tristeza pela morte de Halyna Hutchins mandando condolências aos familiares e dizendo que Halyna "era uma mulher inspiradora no cinema que Hannah admirava".
As gravações do filme estão suspensas até o final das investigações.
'Vingadores', 'Deadpool' e outras gravações que já tiveram acidentes fatais
1 / 12
Rust (produção suspensa)
A diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, morreu após falha em uma arma cenográfica disparada pelo ator Alec Baldwin nas gravações do faroeste "Rust"
Reprodução/Instagram
2 / 12
O Corvo (1994)
O caso mais famoso talvez seja o de Brandon Lee, filho de Bruce Lee, que morreu em 1993 durante as gravações de "O Corvo" baleado por uma arma que deveria ter balas de festim, mas tinha duas balas reais.
Divulgação
3 / 12
Os Vingadores (2012)
O motorista John Suttles morreu após cair da carroceria de uma caminhonete durante as gravações de "The Avengers: Os Vingadores"
Divulgação
4 / 12
Deadpool 2 (2018)
Em agosto de 2017, a dublê Joi "SJ" Harris morreu após perder o controle de uma moto que pilotava durante uma cena de "Deadpool 2". Ela atravessou uma janela de vidro ao virar uma esquina, e não resistiu aos ferimentos
Reprodução/The Independent
5 / 12
The Walking Dead
Em 2017, o dublê John Bernecker morreu após cair de uma altura de cerca de 7 metros nas gravações da oitava temporada de "The Walking Dead". A produtora AMC Networks tentou negar sua responsabilidade em processo movido pela família, mas foi condenada a pagar uma indenização em 2019
Divulgação
6 / 12
"Blade Runner 2049" (2017)
Em agosto de 2016, um funcionário cujo nome não foi divulgado morreu enquanto desmontava um dos cenários de "Blade Runner 2049" em Budapeste, na Hungria
Reprodução
7 / 12
Dropped (2015)
Em 2015, o reality show francês "Dropped" estava sendo gravado na Argentina quando dois helicópteros da produção colidiram, matando todas as dez pessoas a bordo
Reuters
8 / 12
O Cavaleiro Solitário (2013)
Em 2012, um mergulhador morreu afogado limpando um tanque usado nas gravações de "O Cavaleiro Solitário". As autoridades de segurança no trabalho da Califórnia processaram a produtora após avaliar que o mergulhador deveria ter passado por um teste físico antes de executar o trabalho, e não poderia desempenhar a função sozinho
Divulgação
9 / 12
Os Mercenários 2 (2012)
Durante as filmagens de "Os Mercenários 2" na Bulgária em 2011, dublê Kun Liu foi morto filmando uma explosão num bote de borracha. Outro dublê, Nuo Sun, ficou em estado crítico e precisou passar por uma cirurgia de cinco horas
Divulgação
10 / 12
Batman, o Cavaleiro das Trevas
Em 2007, o operador de câmera Conway Wickliffe morreu no set de "O Cavaleiro das Trevas" quando a caminhonete em que estava bateu numa árvore.
Reprodução/IMDb
11 / 12
Troia (2004)
George Camilleri, um figurante em "Troia" (2004), morreu por complicações de uma cirurgia pela qual precisou passar após quebrar a perna filmando uma cena de ação em Malta.
Divulgação
12 / 12
Triplo X (2002)
Harry O'Connor, dublê do ator Vin Diesel em "Triplo X" (2002), morreu filmando uma cena em que descia uma ponte de rapel e pousava em um submarino. A cena chegou a ser filmada, mas Harry pediu ao diretor Rob Cohen para tentar novamente e acabou colidindo com a ponte. Ele morreu imediatamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.