Topo

'Quero dobrar as visualizações', diz Zack Snyder sobre Exército de Ladrões

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

30/10/2021 04h00

"Army of the Dead: Invasão em Las Vegas" chegou à Netflix em maio deste ano e foi um grande sucesso de público. Dirigido, criado, roteirizado e produzido (ufa!) por Zack Snyder, o filme que mistura roubo e zumbis ganhou uma produção derivada pouquíssimo tempo depois — apenas 5 meses. "Exército de Ladrões: Invasão da Europa" conta a história pregressa de Dieter — o arrombador de cofres que conhecemos no filme original —, e promete atrair ainda mais o público.

Desta vez apenas como produtor e roteirista, Snyder deseja conseguir dobrar as visualizações feitas com "Army of the Dead: Invasão em Las Vegas". Em entrevista à Splash, o cineasta contou sobre os planos de tornar o novo filme ainda maior que o original.

Dobrar não me parece pedir muito. E, francamente, o outro era um filme de zumbi e muitas pessoas não gostam de filmes de zumbi. E, quem não gosta de um filme romântico sobre roubos? Todo mundo gosta disso.

Zack Snyder em entrevista à Splash - Reprodução/ Netflix - Reprodução/ Netflix
Zack Snyder em entrevista à Splash
Imagem: Reprodução/ Netflix

O longa é dirigido e protagonizado por Matthias Schweighöfer, quem tem uma pretensão um pouco menos megalomaníaca que a de Zack Snyder. "Eu não espero nada, eu apenas sei que nos divertimos muito na produção do filme", contou à reportagem.

Além da produção de Snyder, "Exército de Ladrões: Invasão da Europa" conta também com a trilha sonora de Hans Zimmer e Steve Mazzaro, fato que Schweighöfer fez questão lembrar e se dizer bastante empolgado: "mesmo que a jornada termine aqui, tudo foi fantástico".

Para ele, a maior dificuldade foi também dar atenção ao seu personagem, pois adora focar em todas as outras coisas que aconteciam durante a produção, como a direção de atores, os cenários e locações.

Então, a parte mais desafiadora foi realmente ter uma organização fantástica e programar toda uma ótima filmagem para que tudo desse certo no final.

Dieter

Cena de Exército de Ladrões: Invasão da Europa - Stanislav Honzik/Netflix - Stanislav Honzik/Netflix
Cena de Exército de Ladrões: Invasão da Europa
Imagem: Stanislav Honzik/Netflix

Segundo Zack Snyder, a escolha do personagem para ser o protagonista do primeiro derivado de "Army of the Dead" se deu a partir dos conhecimentos apresentados por ele no primeiro filme e pela maneira como ele apareceu.

Fez sentido para mim que explorássemos essa mitologia sobre um novo gênero, o do arrombamento de cofres e explodindo coisas neles. Você sabe, está no DNA de Dieter. Então, me pareceu um ótimo caminho a ser seguido, e Matthias é um ótimo ator e diretor. Foi por isso.

Pandemia

As filmagens aconteceram durante a pandemia de covid-19 e, por causa do isolamento social, Zack Snyder acompanhou a produção à distância e não esteve presente no set.

"Foi difícil para nós, mas esses caras fizeram um trabalho incrível com as gravações em Praga [República Tcheca] e foram uma espécie de pioneiros, abrindo o caminho para a produção durante a pandemia, então eu tiro o meu chapéu para eles, porque eles fizeram um grande trabalho", disse o produtor.

Diferentes Franquias

O ano 2021 foi ótimo para Zack Snyder, que lançou além de "Army of the Dead", o tão esperado corte de diretor de "Liga da Justiça", o Snyder Cut. "Tive a oportunidade incrível de fazer um trabalho muito bom e divertido nos últimos dois anos", relembrou.

No entanto, ele não é o único envolvido no novo filme da Netflix que também está em franquias de sucesso. É o caso de Nathalie Emmanuel, quem interpreta Gwendoline na produção e, além de "Exército de Ladrões: Invasão da Europa", esteve em "Velozes e Furiosos 9" e fez sucesso como Missandei na série "Game of Thrones". Para ela, toda a experiência tem sido incrível.

Eu me belisco todos os dias! É incrível e muito divertido. Sou muito abençoada de trabalhar com todas essas pessoas maravilhosas.

Cena de Exército de Ladrões - Divulgação/ Netflix - Divulgação/ Netflix
Cena de Exército de Ladrões
Imagem: Divulgação/ Netflix

Habilidades

Além de Dieter que consegue abrir cofres sem saber o segredo, o longa conta também com a hacker Korina (Ruby O. Fee), o porradeiro Brad (Stuart Martin), o piloto de fuga Rolph (Guz Khan) e a líder Gwendoline (Emmanuel).

Assim como no filme, onde cada um tem uma habilidade especial, o elenco revelou à Splash quais são as próprias competências que chamam a atenção.

"Eu durmo em qualquer lugar", contou Nathalie Emmanuel dando risada de sua reposta. "Eu sou profissional na arte de descansar".

Já Ruby O. Fee, que nasceu na Costa Rica, mas se mudou aos cinco anos com seus pais para Trancoso, na Bahia, consegue falar um ótimo português — até conversou um pouco com a reportagem em língua portuguesa — disse conseguir comer muito, mas muito mesmo.

Eu posso comer muito. Acho que é uma habilidade maluca porque eu adoro comida. Eu conseguia comer três, quatro ou cinco pratos ao mesmo tempo quando era criança. Comia uns 90 sushis.

Com algumas habilidades um pouco mais "curiosas", Stuart Martin revelou conseguir quebrar uma janela com uma moeda de 50 centavos de dólar.

É um ponto específico em muitas janelas que, se você bater com força o suficiente, não se estilhaçará totalmente. E então se você precisar entrar, pegue um martelo e termine o trabalho.

Por fim, Stuart Martin foi o mais prático e anunciou: "Abro garrafas de vinho apenas usando o meu dedo indicador". No entanto, para a tristeza de todos, não explicou como funciona a façanha.

"Exército dos Ladrões: Invasão da Europa", derivado de "Army of the Dead", da Netflix - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
"Exército dos Ladrões: Invasão da Europa", derivado de "Army of the Dead", da Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

E vem mais

Questionado sobre o que ainda pode vir por aí sobre o universo de "Army of the Dead", Snyder revelou que há muitas produções. Recentemente, ele revelou que um sequência direta do filme já está sendo produzida e chamará "Planet of the Dead".

Estamos desenvolvendo uma série animada, que está ficando ótima e é muito divertida. E, além disso, temos planos para sequências.

Ao ser questionado sobre outros possíveis prequelas, como o caso de "Exército de Ladrões: Invasão da Europa", o diretor adotou um ar um pouco mais misterioso. "Quem sabe?", respondeu.