Morre Nelson Freire, maior pianista do Brasil e ícone mundial, aos 77 anos
Morreu na madrugada de hoje Nelson Freire, aos 77 anos, maior pianista do Brasil e um dos maiores de todo o mundo. O músico faleceu em sua residência no Rio de Janeiro, mas a causa da morte ainda não foi confirmada, segundo informou a empresário dele.
Natural de Boa Esperança, em Minas Gerais, Nelson Freire nasceu em 1944 e se tornou um ícone mundial ao se apresentar nos principais palcos do mundo.
Em novembro de 2019, o artista levou um tombo ao tropeçar em uma calçada na altura do Posto 3, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, e precisou passar por uma cirurgia após machucar o ombro. Devido à pandemia de covid-19, o pianista estava afastado das apresentações.
No Twitter, o apresentador Chico Pinheiro lamentou a morte do músico. "O silêncio deste piano é a melodia mais triste que poderíamos receber nesta manhã chuvosa. Grande, enorme Nelson Freire, descanse em paz. E obrigado!", escreveu
O ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, também lamentou a notícia. "Tristeza imensa. Para você, todos nossos aplausos, grande Nelson Freire!".
Trajetória
Nelson Freire começou a tocar piano aos 3 anos e, no início, recebeu orientações das pianistas Nise Obino e Lúcia Branco. Aos 12, foi um dos vencedores do Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Com essa idade, o musicista foi estudar na Europa e, aos 15, já dava seus primeiros concertos.
Ao longo de sua carreira, o músico foi eleito pela revista Time como "um dos maiores pianistas de todos os tempos", tendo performado em mais de 70 países, além de ter sido o único brasileiro a entrar para a lista de "Great Pianists of the 20th Century" — "Melhores Pianistas do Século 20".
Entre suas principais especialidades, Nelson Freire foi um renomado intérprete dos clássicos de Beethoven e Chopin.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.