Alec Baldwin voltou a comentar sobre o tiro acidental que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins no set de "Rust". O ator de 63 anos compartilhou um relato de Terese Magpale Davis, funcionária da produção, sobre as condições de trabalho no local.
Baldwin pediu a leitura dos fãs ao compartilhar toda a sequência do relato em publicações no Instagram.
A história sobre nós estarmos sobrecarregados e cercados por condições inseguras e caóticas é uma besteira. Nunca trabalhamos mais do que 12h30min horas por dia de filmagem. Isso aconteceu apenas uma vez. Na maioria das vezes tínhamos menos de 12 horas de trabalho.
Terese Magpale Davis
Terese reforçou que a equipe recebia ótimas condições de trabalho também por conta da estrutura dos hotéis em que estavam hospedados e permaneciam próximos aos locais de gravação.
No dia em que Halyna morreu, tínhamos saído de um dia de filmagem de 11 horas. Ninguém estava muito cansado para fazer o trabalho. Tudo isso pode ser comprovado por planilhas de ponto.
Terese Magpale Davis
A funcionária de "Rust" também defendeu a armeira Hannah Gutierrez-Reed, destacando que ela tinha ótimas referências ao ser contratada para a produção. "As falhas na ignição foram descargas acidentais, mais comuns do que você pensa", afirmou.
Segundo o relato, todos os equipamentos eram verificados de forma imediata e a equipe realizou diversas reuniões para falar sobre a segurança, inclusive mais de uma vez ao dia.
A armeira foi aprendiz de um armeiro conhecido e participou de outro filme meses antes na mesma função. Ele era a pessoa mais experiente? Não. Ela tinha as qualificações de um aprendiz? Sim. Você pode dizer o que quiser sobre pessoas que não possuem tanta experiência e eu concordarei. Mas como você acha que alguém vai ter essa experiência? Todos tivemos um primeiro emprego em algum lugar.
Terese Magpale Davis
Na sequência do relato, Terese afirmou que a equipe de filmagem tentou renegociar os contratos mesmo com boas condições de trabalho e elogiou os produtores envolvidos no projeto.
"As preocupações foram ouvidas e tratadas. Até esses 'idiotas da câmera' foram ouvidos e receberam o que pediram, até que se tornou uma coisa exagerada. Alguns desses produtores renunciaram todas as taxas para garantir que pudéssemos fazer o filme", afirmou.
Perguntei aos produtores por que eles não se defenderam contra as acusações falsas sobre as más condições de trabalho. Eles dizem querer manter o foco em Halyna. Querem nos dar tempo para lamentar e nos recuperar. Para eles, existirá tempo para defenderem suas reputações depois. O importante é ter certeza de que os membros da equipe estão bem.
Terese Magpale Davis
Acidente fatal
No dia 21 de outubro, Alec Baldwin, 63 anos, atirou acidentalmente com uma arma cenográfica contra a diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos. O diretor Joel Souza, de 48, também foi ferido, mas teve alta no dia seguinte.
Jornalista e da base militar soviética: Conheça a diretora Halyna Hutchins
1 / 7
Da Ucrânia Halyna nasceu e se formou em jornalismo na Ucrânia
Reprodução/Instagram 2 / 7
Campo militar soviético Ela contava em seu site que cresceu em uma base militar soviética dentro do Círculo Polar Ártico
Fred Hayes / Getty Images para SAGindie 3 / 7
Carreira Ela se mudou para Londres e fez produções documentais e migrou para o cinema, mudando-se para Los Angeles.
Reprodução/Instagram 4 / 7
Filmes Independentes Entre as obras, ela trabalhou no filme de super-heróis estrelado por Joe Manganiello, "Archenemy", o drama policial "Blindfire" com Brian Geraghtye "Darlin", um longa de terror.
Reprodução/Instagram 5 / 7
Halyna teve prêmio Em 2019, ela ganhou o prêmio de melhor cinematografia do English Riviera Film Festival por seu trabalho no curta-metragem "Treacle"
Mat Hayward/Getty Images for AMC Networks 6 / 7
Cannes Ela chegou a prestigiar o Festival de Cannes, na França, em 2017, para comemorar a exibição de 'Snowbound', filme em que era diretora de fotografia.
Anthony Harvey/Getty Images 7 / 7
'Rust' Halyna morreu após ser atingida por um tiro de uma arma cinematográfica disparado por Alec Baldwin no set de 'Rust', em Novo México
Reprodução/Intsgram O filme, que estava sendo gravado no estado do Novo México, nos Estados Unidos, teve as filmagens suspensas por tempo indeterminado. "Rust" é um faroeste estrelado e coproduzido por Baldwin com direção de Joel.
Segundo a polícia, a arma estava carregada com uma bala de verdade. O assistente de direção Dave Halls teria dito ao ator que ela estava "fria", ou seja, sem munição. O profissional já teria, inclusive, sido demitido de outra produção por outro problema com um disparo acidental.
Há ainda relatos de que antes do acidente fatal, outros dois tiros acidentais ocorreram no set. A falta de segurança no local fez com alguns membros da equipe pedissem demissão.
As investigações continuam em curso e ninguém foi detido. A polícia disse que ainda é cedo para comentar acusações.
'Vingadores', 'Deadpool' e outras gravações que já tiveram acidentes fatais
1 / 12
Rust (produção suspensa) A diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos, morreu após falha em uma arma cenográfica disparada pelo ator Alec Baldwin nas gravações do faroeste "Rust"
Reprodução/Instagram 2 / 12
O Corvo (1994) O caso mais famoso talvez seja o de Brandon Lee, filho de Bruce Lee, que morreu em 1993 durante as gravações de "O Corvo" baleado por uma arma que deveria ter balas de festim, mas tinha duas balas reais.
Divulgação 3 / 12
Os Vingadores (2012) O motorista John Suttles morreu após cair da carroceria de uma caminhonete durante as gravações de "The Avengers: Os Vingadores"
Divulgação 4 / 12
Deadpool 2 (2018) Em agosto de 2017, a dublê Joi "SJ" Harris morreu após perder o controle de uma moto que pilotava durante uma cena de "Deadpool 2". Ela atravessou uma janela de vidro ao virar uma esquina, e não resistiu aos ferimentos
Reprodução/The Independent 5 / 12
The Walking Dead Em 2017, o dublê John Bernecker morreu após cair de uma altura de cerca de 7 metros nas gravações da oitava temporada de "The Walking Dead". A produtora AMC Networks tentou negar sua responsabilidade em processo movido pela família, mas foi condenada a pagar uma indenização em 2019
Divulgação 6 / 12
"Blade Runner 2049" (2017) Em agosto de 2016, um funcionário cujo nome não foi divulgado morreu enquanto desmontava um dos cenários de "Blade Runner 2049" em Budapeste, na Hungria
Reprodução 7 / 12
Dropped (2015) Em 2015, o reality show francês "Dropped" estava sendo gravado na Argentina quando dois helicópteros da produção colidiram, matando todas as dez pessoas a bordo
Reuters 8 / 12
O Cavaleiro Solitário (2013) Em 2012, um mergulhador morreu afogado limpando um tanque usado nas gravações de "O Cavaleiro Solitário". As autoridades de segurança no trabalho da Califórnia processaram a produtora após avaliar que o mergulhador deveria ter passado por um teste físico antes de executar o trabalho, e não poderia desempenhar a função sozinho
Divulgação 9 / 12
Os Mercenários 2 (2012) Durante as filmagens de "Os Mercenários 2" na Bulgária em 2011, dublê Kun Liu foi morto filmando uma explosão num bote de borracha. Outro dublê, Nuo Sun, ficou em estado crítico e precisou passar por uma cirurgia de cinco horas
Divulgação 10 / 12
Batman, o Cavaleiro das Trevas Em 2007, o operador de câmera Conway Wickliffe morreu no set de "O Cavaleiro das Trevas" quando a caminhonete em que estava bateu numa árvore.
Reprodução/IMDb 11 / 12
Troia (2004) George Camilleri, um figurante em "Troia" (2004), morreu por complicações de uma cirurgia pela qual precisou passar após quebrar a perna filmando uma cena de ação em Malta.
Divulgação 12 / 12
Triplo X (2002) Harry O'Connor, dublê do ator Vin Diesel em "Triplo X" (2002), morreu filmando uma cena em que descia uma ponte de rapel e pousava em um submarino. A cena chegou a ser filmada, mas Harry pediu ao diretor Rob Cohen para tentar novamente e acabou colidindo com a ponte. Ele morreu imediatamente.
Reprodução
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.