Topo

DF flexibiliza uso de máscaras, mas Globo contraria decisão para repórteres

A repórter Camila Guimarães explicou ao vivo a decisão da Globo - Reprodução/GloboNews
A repórter Camila Guimarães explicou ao vivo a decisão da Globo Imagem: Reprodução/GloboNews

De Splash, em São Paulo

03/11/2021 12h04

Hoje, durante reportagem sobre a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos no Distrito Federal, a repórter da GloboNews Camila Guimarães apareceu de máscara num parque e explicou que a Globo decidiu manter a obrigatoriedade por um critério diferente do governo:

"A Rede Globo Brasília decidiu manter o uso de máscara até que 65% da população total do DF esteja completamente vacinada com as duas doses ou dose única. Hoje, esse percentual aqui no DF é de 54%", afirmou a jornalista.

Ela completou: "Então a gente tem 54% da população total do Distrito Federal totalmente vacinada. Mas a justificativa do GDF (Governo do Distrito Federal) para fazer essa flexibilização do uso de máscara é com a taxa de transmissão".

O governo baseou a decisão na queda da taxa de transmissão: hoje, o índice é de 0,72, e há uma semana estava em 0,81. Quando esse valor é igual ou maior que 1, a tendência é de aumento do contágio. Com índices menores que 1, como está o cenário atual, a tendência é de desaceleração da epidemia.

Splash entrou em contato com a Globo para saber se a decisão também se aplica a outros estados em que houver flexibilização do uso de máscaras, e aguarda resposta.