Tapa-sexo e sem abuso: coach de intimidade conta segredos das cenas íntimas
"Verdades Secretas II" chamou atenção desde que chegou no catálogo do Globoplay pelo grande número de cenas de sexo em cada episódio. Teve casal transando no quarto, no carro e até praticando beijo grego nos capítulos iniciais da trama, o que deixou o público se perguntando: como o elenco conseguiu gravar passagens tão explícitas e íntimas assim?
No caso da novela, uma professora de dança e sensualidade orientou os atores na hora de coreografar cada momento, mas uma nova figura vem se destacando nos sets de filmagem ao redor do mundo quando o assunto é cenas íntimas: o coach ou coordenador de intimidade.
Splash conversou com Amanda Blumenthal, coordenadora de intimidade por trás das cenas quentes de seriados como "Euphoria" e "How to Get Away with Murder", para entender essa nova e necessária função nos bastidores das tramas e saber os segredos de uma cena sexual bem feita e, principalmente, confortável para todos os envolvidos.
O que é?
Coordenadores de intimidade ainda são uma novidade nos sets. A função destes profissionais é garantir que as cenas de sexo ocorram sem grandes problemas, combinando todos os detalhes com os atores e o diretor, e garantindo que o ambiente das filmagens seja privativo e respeitoso.
Garantimos que o consentimento e os limites dos atores estejam sendo respeitados pelo diretor, produtores e outros atores e que ninguém esteja sendo pressionado ou coagido a fazer ou mostrar mais do que concordou
Amanda Blumenthal
Antes da gravação, Amanda conversa com cada um dos atores envolvidos, explicando também a visão criativa do diretor para a cena, e os questionando sobre possíveis preocupações. "Falamos de limites físicos. Qual tipo de beijo se sentem confortáveis em fazer? Onde podem ser tocados? Quanto de nudez estão dispostos a mostrar?", conta.
Abusos e limites
Histórias de atrizes e atores que foram abusados e até violentados durante gravações infelizmente são comuns. Amanda relata que já ouviu muitos casos do tipo em Hollywood e se esforça para evitar que situações assim voltem a acontecer.
Ouço histórias de atores sendo submetidos a comportamentos abusivos o tempo inteiro, especialmente entre atores de 30 anos ou mais. Os casos variam entre pessoas usando linguagem ofensiva e degradante até toques inapropriados e propriamente assédio sexual. Não são só mulheres que contam essas histórias. Homens e atores não-binários passaram pelas mesmas coisas em cenas íntimas
Para evitar que esse ciclo de abuso se perpetue, a figura do coordenador de intimidade é crucial. "Tem a ver com uma boa comunicação entre todas as partes envolvidas. Ter uma boa gravação depende de ter tempo suficiente para preparação e todas as conversas necessárias com o elenco e o diretor. Acho que as coisas dão errado quando os atores são pegos de surpresa, despreparados para alguma cena", opina.
Tudo de mentira
Sabe quando perguntam se rola mesmo beijo técnico? Para isso e cenas de sexo, a resposta é sempre sim. Tudo que vemos em cena numa novela, série ou filme é totalmente encenado e falso.
Todos os atos sexuais que vemos na câmera são simulados. Os atores não são autorizados a performar nenhum ato sexual de verdade em cena. Se é algo importante para história que, por exemplo, exista um pênis ereto sendo estimulado, é usado um modelo prostético
Além desses cuidados, é obrigatório que os atores usem algum tipo de tecido ou tapa-sexo na genitália, de modo que mesmo que esteja em contato com o corpo de outro ator, suas partes íntimas não se encostem. Até mesmo algumas barreiras maiores na região da pélvis podem ser necessárias para garantir o conforto necessário nas gravações. Como, então, fazer algo tão detalhado parecer real?
"Fazer uma cena íntima parecer realística é garantir que ela faça sentido anatomicamente. Quando as pessoas assistem a uma cena de sexo, elas percebem muito rápido se os atores estão fazendo algo que não é fisicamente possível na vida real, então é parte do nosso trabalho pensar nos melhores ângulos, no alinhamento pélvico e tudo mais", detalha Amanda.
No final das contas, Amanda festeja que a indústria do entretenimento esteja mais preocupada em garantir um ambiente seguro e confortável para todos os envolvidos com cenas tão explícitas e complicadas.
O uso de coordenadores de intimidade disparou nos últimos dois anos em vários países porque a segurança no set é levada mais a sério. Existe mais consciência do longo histórico de abuso de poder na hora de gravar cenas íntimas. Os diretores e produtores prestam mais atenção no que podem ou não fazer agora. Queremos que os atores se sintam felizes com o trabalho realizado e não envergonhados
Amanda Blumenthal
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.