Topo

Uma semana após morte de Gilberto Braga, viúvo desabafa: 'Muito doloroso'

Gilberto Braga e o marido, Edgar Moura Brasil - Reprodução/Instagram
Gilberto Braga e o marido, Edgar Moura Brasil Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash

04/11/2021 09h03

Edgar Moura Brasil, viúvo do autor Gilberto Braga, que morreu em decorrência de uma infecção sistêmica, publicou um desabafo em suas redes sociais a respeito da saudade deixada pelo amado.

"Só quem já passou por uma perda dessas vai entender. É tudo muito doloroso e triste", escreveu ele na madrugada de hoje, na legenda de uma foto em que ele e Gilberto aparecem ao lado de um amigo.

Nos comentários da publicação, vários amigos do casal expressaram sua solidariedade à dor de Edgar - entre eles alguns famosos. "É difícil mesmo. Mas com as pessoas que amamos em volta melhora muito. Um dia de cada vez. Beijos", aconselhou a atriz Carla Daniel.

"Meu carinho! Força e fé!", manifestou o autor de novelas Tiago Santiago. "Meus sinceros sentimentos! Força", desejou o ator e roteirista Wendell Bendelack, marido do comediante Rodrigo Fagundes.

Trajetória

Gilberto Braga nasceu no bairro Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro, no dia 1º de novembro de 1945. Formado em letras pela PUC-RJ, trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo.

Ele estreou como autor na Globo em 1973, com uma adaptação de "A Dama das Camélias" protagonizado por Glória Menezes. Sua primeira experiência com novelas foi em 1974, ao dividir a autoria de "Corrida de Ouro" com Lauro César Muniz e Janete Clair.

Apenas dois anos depois, o autor escreveu seu primeiro grande sucesso, "Escrava Isaura". A novela é, ainda hoje, um dos maiores produtos de exportação da Rede Globo. Em 1978, estreou na faixa nobre da Globo com "Dancin' Days".

Em 1988, em parceria com Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, o trio escreveu "Vale Tudo", um dos principais marcos da história da teledramaturgia brasileira.