Dois filhos de Caetano são evangélicos desde infância: 'Sentem conforto'
Caetano Veloso comentou sobre a relação com os dois filhos evangélicos em conversa com o amigo Nelson Motta. A entrevista completa estará disponível no dia 10 de novembro na Amazon Music e no YouTube.
Não é a primeira vez que o artista, declaradamente ateu, falou sobre o tema. Em entrevista à revista Serafina em 2011, Caetano reconheceu que a religião fez bem aos dois filhos durante a infância.
Zeca e Tom encontraram um conforto na religião. Qualquer coisa que faça bem aos meus filhos faz bem para mim. [..] Minha geração teve que romper com a religiosidade imposta, a deles teve que recuperar a religiosidade perdida.
Caetano Veloso à revista Serafina
Zeca (29) e Tom Veloso (24), que fazem parte da Igreja Universal, são filhos do artista com a atriz Paula Lavigne. Caetano também é pai de Moreno Veloso, de 48 anos, fruto do relacionamento com Dedé Gadelha. Em 1979 os dois tiveram uma filha, Júlia, que morreu bebê após nascer prematura.
Em 2017, quando lançou a música "Todo Homem" em parceria com o pai e o irmão Tom, Zeca Veloso refletiu em entrevista ao jornal O Globo sobre a relação com a igreja Universal.
O jovem artista exaltou a importância de sua relação com a Igreja Universal também na carreira como músico após "experimentar uma intensificação da fé".
Tive o primeiro contato com a fé cristã aos 10 anos. Desde então creio. Isso foi muito importante para minha vida. (O preconceito religioso) chega em mim, mas a fé me faz tão bem, em harmonia com minha família, que qualquer intolerância não tem importância.
Zeca Veloso ao jornal O Globo
Caetano também se aprofundou no assunto durante uma entrevista ao Estadão em 2017. "Antes de Zeca e Tom nascerem, eu já via programas evangélicos na TV e pensava que aquilo ia crescer e poderia ganhar importância na caminhada do país", afirmou.
Zeca e Tom são cristãos. Moreno é religioso de modo alargado: é do candomblé, atrai-se pelo hinduísmo, é católico franciscano e, tão ligado a Santo Amaro, não pode deixar de ser mariano. Eu não sou religioso. Mas não tenho medo da religiosidade dos meus filhos. Temos sempre conversas muito claras. De minha parte, não vejo o crescimento das igrejas evangélicas no Brasil como algo negativo. Nunca vi assim.
Caetano Veloso em entrevista ao Estadão
Durante a entrevista, o artista de 79 anos também destacou perceber um preconceito "pseudo-chique" contra os evangélicos no Brasil e nunca se identificou com esta visão.
"Isso não quer dizer que eu respeite qualquer mau-caráter que pregue alguma forma de fundamentalismo ou que use uma religiosidade para dominar mesquinhamente as pessoas e para agredir outros grupos", concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.