'Africanos fugiram para cá': Por que a frase de Day na 'Fazenda' é racista?
A modelo Dayane Mello foi autora de uma declaração racista no reality "A Fazenda", ao afirmar que a maior parte da população do Nordeste é "de cor" porque "muitos da África fugiram para cá", referindo-se ao Brasil.
Mas, afinal, por que a frase é racista? Splash explica.
Primeiramente, no Brasil não se utiliza a expressão "de cor" para falar de pessoas negras: o termo é considerado racista por pressupor que pessoas brancas não têm cor ou raça — em outras palavras, por pressupor que pessoas brancas são o padrão.
No inglês, o termo "people of color" ("pessoas de cor") é utilizado para falar de pessoas que não são brancas: latinos, pessoas negras, asiáticas, indígenas. No entanto, a expressão também está sendo questionada por estabelecer a branquitude como o padrão.
Nas redes sociais, a equipe de Day minimizou o erro da modelo dizendo que foi uma confusão meramente cultural: ela teria se expressado como os italianos, já que mora na Itália há quase dez anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.