Taylor Swift rompe tradição com Corinthians, e fãs alegam 'reparação'
De Splash, em São Paulo
12/11/2021 04h00
Seria o fim de uma era? Nesta semana, pela primeira vez, o Corinthians foi derrotado em uma data próxima a um lançamento de Taylor Swift.
Quem explica essa?
Chega hoje às plataformas digitais "Red (Taylor's Version)", regravação do quarto álbum de estúdio da loirinha, lançado originalmente em 2012. E embora os Swifties tenham muito a comemorar, os corintianos normalmente têm ainda mais.
Como assim?
Apesar de Taylor Swift nunca ter se manifestado sobre o clube, uma coincidência une os fãs de futebol e os de música pop: estatisticamente, a equipe nunca foi derrotada em jogos que acontecem antes ou depois dos lançamentos da compositora.
Ou quase.
Isso mudou no jogo da última quarta-feira (10), contra o Atlético Mineiro, que terminou em 3 a 0 para o clube de Minas Gerais.
Mas de onde vem essa história?
Tudo começou com um levantamento feito pela página Timão Dados, em julho de 2020, constatando que o Corinthians sempre terminava vitorioso nas semanas em que Taylor decidia lançar algum novo álbum.
A tradição se manteve com os lançamentos de "Folklore" e "Evermore", no ano passado, e com a regravação de "Fearless", de abril deste ano. Mas com o "Red", a história parece estar tomando outro curso.
Mesmo assim, fãs e torcedores já têm uma teoria. Afinal, se Taylor dá sorte aos corintianos, a recíproca deve ser verdadeira.
Alguns acreditam em reparação histórica. Estatisticamente, a cantora ganhou o prêmio de Álbum do Ano no Grammy Awards todas as vezes em que o Corinthians, tendo jogos anteriores na mesma semana, saiu vitorioso. Isso aconteceu em 2010, com "Fearless", em 2016, com "1989", e neste ano, com "Folklore".
A única vez em que essa tradição se rompeu foi em 2014, quando a artista perdeu o prêmio pelo álbum "Red" -justamente o que é relançado hoje. Na ocasião, o Corinthians perdeu uma partida contra o São Bernardo, por 1 a 0.
Além disso, existe outra explicação:
O misticismo em torno do número 13.
O Atlético Mineiro, assim como Taylor Swift, tem uma relação positiva com o número 13. O Galo, sua alcunha e mascote oficial, é representado pelo número 13 no jogo do bicho. Fundado em 1908, a equipe tem exatos 113 anos. Agora, você sabe em que ano saiu campeão da Libertadores da América?
Em 2013.
A cantora nascida na Pensilvânia em 13 de dezembro de 1989 considera o 13 seu número da sorte e faz constantes referências a ele. Por exemplo, a faixa 13 de "Red" chama-se "The Lucky One" (ou "Aquela da Sorte"), tem uma introdução de 13 segundos, e a palavra "lucky" ("sortuda") é dita 13 vezes.
Por isso, outra teoria que circula em torno da derrota do Corinthians é que, devido ao tanto de referências em comum, Taylor seria incapaz de influenciar.
De qualquer forma, a sorte da relação entre Taylor e o Corinthians pode mudar neste sábado, quando o clube enfrenta o Cuiabá.