'Cobra caninana': de onde vem termo usado por Rico?
Rico Melquiades vem se referindo a Dayane Mello como "cobra caninana" desde que brigou com Valentina Francavilla após ser alfinetado por cantar hinos de louvor e expôs os comentários negativos que a ex-Grande Fratello fez sobre os peões. Durante a formação da nona roça, que aconteceu ontem, ele repetiu o apelido diversas outras vezes. Mas de onde vem essa expressão?
De acordo com o próprio Rico, o peão disse que teria se inspirado em uma novela de cangaceiros. "Vou te falar a verdade: era uma novela que tinha caçadores, lampião, Maria Bonita. Aí eles chamavam a mulher de 'cobra caninana'. 'Sua cobra caninana!'. Aí eu acho que essa cobra caninana era uma cobra bem peçonhenta...", contou o alagoano para Marina.
"Ah, tá. Você nem sabe direito, né?", riu a peoa.
A Força do Querer
Seguindo as pistas deixadas por Rico, tudo indica que o termo tenha vindo da obra "A Força do Querer", novela da TV Globo exibida em 2017. A trama, apesar de ser ambientada no estado do Pará, localizado no Norte do Brasil, misturava elementos do Nordeste.
Além disso, Tonico Pereira interpretou Seu Abel, sogro da protagonista Ritinha (Isis Valverde), que usava "cobra caninana" como xingamento.
E afinal, o que é uma "cobra caninana"?
É uma espécie de serpente agressiva, que pode assustar, mas não possui nenhum tipo de veneno e pode atingir no máximo 2,50 de comprimento.
"É uma cobra que pode morder e a mordida machuca, mas não tem perigo absolutamente nenhum, claro que pode infecionar, mas não tem veneno", explica o especialista em zoologia da Universidade de São Paulo (USP), Miguel Trefaut Rodrigues.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.