Fernanda Montenegro teme não ter tempo para atuar na ABL
Fernanda Montenegro, de 92 anos, que foi eleita para Academia Brasileira de Letras, revelou que teme não conseguir ser um membro tão atuante na instituição. "Só espero ter tempo [para fazer e ver essas mudanças]. O maior tempo da minha vida eu já vivi, agora estou aqui de sobremesa", disse a atriz em entrevista ao "Altas Horas" (Globo).
Ao falar sobre o fato de ter sido eleita, mesmo tendo uma carreira consolidada como atriz, ela discursou. "Você entra lá, então, de repente? Isso vira uma temática na imprensa. Eu me propus, tive uma aceitação bastante generosa e sou uma atriz, não sou uma escritora. Tenho uma vida na terceira margem, não quer dizer que a gente não conheça outras margens, ainda mais a mulher, atriz. Entrei, isso quer dizer, talvez, que a Academia queira abrir suas portas para o ser humano físico, a arte carnificada", analisou ela.
Questionada sobre machismo dentro da ABL, Fernanda Montenegro foi sucinta. "É pouco, mas se não me engano já passaram umas oito ou nove mulheres por lá. Todas de grande importância para a literatura e para o feminino e vão permanecer, pois dizem que somos imortais".
Eleita para cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras, a atriz revelou que deve ser consagrada como membro do órgão em março de 2022. "É neste momento que, realmente, será dito o que poderei fazer [pela instituição]", encerrou a atriz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.