8 jornalistas veteranos deixaram a Globo nos últimos meses; veja lista
A TV Globo confirmou ontem mais demissões de jornalistas experientes que fizeram sucesso na emissora. Francisco José e Renato Machado deixaram a empresa após mais de 40 anos de trabalho.
A dupla faz parte de uma lista que também traz outros nomes importantes da Globo que encerraram a parceria de trabalho recentemente. Uma das principais causas apontadas pela empresa é a redução de custos para amenizar a crise gerada pela pandemia da covid-19.
José Hamilton Ribeiro
José Hamilton Ribeiro foi desligado da Globo na última quinta-feira (25) após mais de 40 anos na emissora.
O primeiro trabalho do jornalista para a Globo foi como freelance em uma reportagem exibida pelo "Globo Rural" na comemoração de seu primeiro ano de existência, em 1981. No ano seguinte ele passou a integrar a equipe fixa do programa.
O jornalista, que também passou por "Fantástico", "Globo Repórter" e "Globo Rural", perdeu uma perna ao pisar em uma mina durante a cobertura da Guerra do Vietnã para a extinta revista "Realidade", em 1968.
'Repórter secreto'
Na mesma data em que José Hamilton Ribeiro deixou a emissora, também foi anunciado o desligamento de Eduardo Faustini. Ele se tornou conhecido como "repórter secreto" pelas reportagens feitas para o "Fantástico".
Trabalhando na emissora desde 1996, o repórter nunca exibiu o rosto na televisão para preservar a integridade física. Mesmo com a decisão, Eduardo já foi ameaçado por conta das investigações em que participou.
Alberto Gaspar
O jornalista Alberto Gaspar foi demitido da TV Globo em outubro após 39 anos de casa. Em texto publicado pelo colunista Flavio Ricco, do R7, o jornalista agradeceu aos colegas pelo trabalho.
Gaspar entrou na Globo no início da década de 1980. Ele foi correspondente internacional e cobriu casos importantes para a emissora, como a morte de Tancredo Neves e as Diretas Já. Para o Memória Globo, Gaspar contou da vez em que cobriu, em 2008, quando Israel atacou a Faixa de Gaza.
Ari Peixoto
Ari Peixoto, que trabalhou na TV Globo durante 34 anos, também teve a demissão confirmada no mesmo dia em que Alberto Gastar foi desligado da emissora.
Segundo publicação do jornal O Dia, ele também escreveu uma despedida aos colegas e disse sair "agradecido" por toda a carreira construída. O repórter trabalhava na emissora desde 1987 e foi correspondente internacional em Jerusalém, Israel, e Buenos Aires, Argentina.
Roberto Paiva
O repórter foi demitido da emissora também em outubro após 21 anos. Após passar por filiais no Pará e no Paraná, ele estava na equipe de jornalistas da Globo em São Paulo desde 2011.
Na mesma data, também foi dispensado o repórter Fernando Saraiva, que trabalhou como correspondente internacional em Londres, Inglaterra.
Alexandre Oliveira
As demissões também atingiram os profissionais envolvidos com o esporte da TV Globo. O repórter Alexandre Oliveira, de 48 anos, deixou a emissora em outubro depois de 15 anos na empresa.
Ao site "Notícias da TV", o jornalista confirmou que foi mandando embora por conta de cortes da Globo para controlar as finanças. Alexandre ganhou destaque recentemente durante a cobertura na GloboNews das Olímpiadas da Tóquio 2020.
Linhares Júnior
Linhares Júnior usou seu perfil no Twitter no dia 18 de novembro para anunciar que foi demitido após 13 anos no grupo Globo. O narrador era um dos nomes constantes nas transmissões do SporTV.
Além de narrar jogos do Campeonato Brasileiro nos canais SporTV e Premiere, Linhares também costumava participar de transmissões da Superliga de vôlei e de campeonatos de futsal.
Isabela Assumpção
A repórter especial de 72 anos também se despediu da emissora ontem, após 41 anos de casa.
Ela chegou a cobrir o Massacre do Carandiru e ganhou o prêmio Vladimir Herzog com a matéria Pais que Sequestram, exibida no Globo Repórter em 1998.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.