Topo

Por que a Globo não reprisa novelas mais antigas? O 'Splash Vê TV' responde

Colaboração para Splash, em São Paulo

02/12/2021 04h00

A partir do dia 6 de dezembro a Globo vai estrear mais uma faixa dedicada à reprise de novelas. O novo horário no período vespertino, após o Jornal Hoje, terá como pontapé inicial a exibição de "O Cravo e a Rosa" (2000), trama clássica da faixa das 18h.

Mas por que a emissora não reprisa novelas mais antigas, que também fizeram sucesso? O podcast "Splash Vê TV" explica.

Segundo o colunista de Splash Ricardo Feltrin, entre os motivos estão a qualidade da imagem e questões contratuais.

As novelas mais antigas não foram gravadas em HD, então a qualidade ficaria muito ruim. Muitos contratos também não foram assinados para novos tipos de mídia. Há familiares de atores que já morreram e que não aceitam que haja reprises. Outro ponto é que não existia internet, nem streaming, e a própria Globo não previu que existiria.

No momento, a Globo tem no ar o "Vale a Pena Ver de Novo", que deve continuar a fazer parte da grade, e a "Malhação", que a emissora anunciou em setembro que não terá novas temporadas.

Cristina Padiglione conversou com o diretor da Globo Amauri Soares e, segundo a colunista da Folha, ele nega que as novas reprises sejam por questões de orçamento dentro da emissora.

Ele diz que é uma questão estratégica para testar o gênero no horário vespertino depois que outras apostas deram errado, como o 'Se Joga'. As brincadeiras não funcionavam e na minha opinião o programa era mal estruturado. O novo horário para novelas só chegou neste momento porque a emissora tem outras novelas inéditas no ar, se não seria muito ruim.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Débora Miranda ao lado de Aline Ramos, Cristina Padiglione e Marcelle Carvalho, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.