Topo

Alexia Dechamps, afastada da TV, pensa em entrar para política: 'Avaliando'

Alexia Dechamps pensa em entrar para a política - Reprodução/Instagram
Alexia Dechamps pensa em entrar para a política Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

07/12/2021 09h19Atualizada em 07/12/2021 09h37

Alexia Dechamps, que está no ar nas reprises de "Verdades Secretas" e "O Cravo e a Rosa" (ambas na Globo), é também conhecida por sua defesa da causa animal. Agora, ela pretende se lançar na política — e diz já ter recebido convites de diversos partidos.

Eu já atuo politicamente há muito tempo, mas do lado de fora. Estive diretamente envolvida na aprovação da Lei Sansão, por exemplo, que endureceu a pena para maus tratos. É uma mudança muito grande de vida, então, ainda não me decidi, estou avaliando", explicou a atriz para a coluna de Patrícia Kogut, do jornal "O Globo".

Ao mesmo tempo é uma possibilidade muito interessante e me daria mais ferramentas para atuar nessas causas. E no momento estou sem projetos como atriz. Não teria nenhum empecilho nesse sentido. Quem sabe? Se acontecer, será uma candidatura para deputada federal.

A artista de 53 anos entrou de cabeça na defesa dos direitos dos animais quando descobriu que não poderia ter filhos, há cerca de 20 anos. Nessa época, eu entendi que a minha missão não era ter filhos humanos, mas filhos bichos. E passei a me envolver totalmente na causa animal, além da ambiental, da cultural e da indígena. Eu ajudo grupos de proteção com dinheiro do meu próprio bolso. São cerca de 20 projetos por todo o Brasil", detalha.

Fora da TV, Alexia explicou que tem se dedicado ao teatro. "Houve um momento na minha vida em que eu fiz uma grande reavaliação pessoal e da minha carreira. Eu estava cansada de depender de convites e testes para poder trabalhar na televisão e acabei indo para o teatro, onde você tem mais liberdade".

Me encontrei totalmente. Eu sempre achei que o teatro era a faculdade e a pós-graduação do ator. São poucos os que podem se dar ao luxo de não passar pelo palco e, mesmo assim, serem ótimos atores.

Ainda assim, a atriz não descarta retornar aos trabalhos na televisão e comentou sobre a experiência na trama de Walcyr Carrasco, gravada em 2015: "Foi a minha volta para a TV depois de anos. Achei tudo maravilhoso. Eu estava mais madura como atriz, e a novela é um primor. É uma história incrível que quebrou barreiras ao mostrar a sensualidade de uma forma que ainda não tinha sido vista na TV".

"De lá para cá, não me fechei para a televisão, mas a realidade é que não surgiram oportunidades que tenham me interessado. Eu não quero fazer qualquer trabalho. Tem que ser algo que realmente me instigue", destacou.