É verdade que veado tem três cérebros, como disse Rico? Splash Explica!
Durante a formação da décima segunda roça, que aconteceu na noite de ontem em "A Fazenda 13" (RecordTV), Rico Melquiades afirmou que o veado é o animal mais inteligente do mundo. Enquanto discutia com Solange Gomes, ele defendeu sua teoria alegando que o bicho tem três cérebros.
"Acho que você não sabe, mas o ser mais inteligente do mundo é o veado. Então, olhe, abra a sua cabeça. Ela fala que é cobra criada e macaca velha. Pelo amor de Deus, o veado tem três cérebros na cabeça! O veado sou eu", proferiu Rico.
Splash explica
Mas é verdade que o veado tem três cérebros ou é o animal mais inteligente do mundo? De acordo com o médico veterinário especializado em animais silvestres Renato Ordones, que atende na equipe Safari e Hospitais Animaniacs em São Paulo, não.
"Nada difere o sistema nervoso central de um cervídeo - que seriam os veados, entre outros - dos demais mamíferos. É exatamente a mesma estrutura", esclarece Ordones, em entrevista ao UOL.
O profissional também garante que o animal não se destaca pelo intelecto: "Claro que algumas espécies têm uma complexidade maior e outras menor. Mas o veado não é conhecido como uns dos mais inteligentes, não", ri.
E ainda que o cérebro do veado seja dividido entre neocórtex, límbico e reptiliano, o veterinário garante que é apenas um órgão. "Isso é um esquema do cérebro de qualquer animal, seja mamífero, ave ou réptil. Todos eles têm esse sistema nervoso central, essas divisões. E não são três cérebros diferentes, são três regiões do cérebro".
"Existe uma teoria de um neurocientista que diz que o cérebro pode ser dividido em três partes - reptiliano, límbico e neocórtex -, mas isso vale para todos os animais. Nada mais é que uma teoria, chamada Teoria do Cérebro Trino. E é algo compartilhado entre todas as espécies, animais e humanos".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.