Topo

'Av. Brasil', 'O Clone': Quais são as novelas brasileiras mais exportadas?

De Splash, em São Paulo

09/12/2021 17h59

Quem foi criança na década de 1990 provavelmente cresceu acompanhando novelas mexicanas, como "A Usurpadora", "Maria do Bairro" e tantas outras que até hoje aparecem na programação do SBT, da Band e de outras emissoras. O que pouca gente sabe, no entanto, é que as produções brasileiras também fazem sucesso lá fora.

É sobre isso que Marcela Montellato fala no primeiro episódio de "Listas da Marcela", que estreia em Splash em grande estilo, com um dos assuntos preferidos dos brasileiros: as novelas. E não é que dá um calorzinho no coração saber que aquela novela favorita também faz sucesso no exterior?

Confira algumas das produções que estão na lista:

Avenida Brasil

av - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Avenida Brasil bombou aqui e lá fora com a dupla Carminha (Adriana Esteves) e Nina (Débora Falabella)
Imagem: Divulgação/TV Globo

A trama de Carminha (Adriana Esteves), Nina (Débora Falabella) e companhia parou o Brasil em 2012, mas também fez muito sucesso lá fora. Nada menos que 130 países compraram a novela da TV Globo, que foi dublada em 19 idiomas. Curiosamente, a produção foi um blockbuster também países como Arábia Saudita, Egito e Síria.

O Clone

o clone - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Lucas (Murilo Benício) e Jade (Giovanna Antonelli) em O Clone (Divulgação/Globo)
Imagem: Divulgação/TV Globo

Escrita por Glória Perez, "O Clone" completou 20 anos em 2021 com um sucesso que também ultrapassou fronteiras. E foram muitas: mais de 100 países compraram os direitos de exibir a novela que contava a história de amor de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício). Até um remake da obra foi feito: 'El Clon' foi gravado na Colômbia e nos Estados Unidos e exibido em toda a América Latina.

A Escrava Isaura

isaura - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
'A Escrava Isaura' foi ao ar na TV Globo em 1976, com Lucélia Santos e Edwin Luisi
Imagem: Divulgação/TV Globo

Lucélia Santos, que em 1976 brilhou em "Escrava Isaura", da TV Globo, é também conhecida internacionalmente pelo trabalho desempenhado na novela. A novela foi exportada para 104 países, mas o feito mais impressionante aconteceu em Cuba: o sucesso foi tanto que o governo decidiu cancelar o racionamento de energia elétrica durante o horário da produção. A atriz chegou a ser convidada por Fidel Castro para conhecer o país, onde foi recebida como uma verdadeira celebridade.

E tem muito mais novela brasileira que bombou lá fora. Quer saber mais? É só conferir o primeiro episódio de "Listas da Marcela" na íntegra!