Filipe Ret critica ausência de rappers no Prêmio Multishow: 'Não é honesta'
O cantor Filipe Ret criticou o Multishow pela falta de nomes importantes do rap e do trap — vertente do ritmo que aborda problemas sociais, mas a ascensão e o lazer social — nas indicações do Prêmio Multishow de ontem. Em contato com Splash, o canal afirmou que tenta dar espaço para todas as vertentes musicais.
O ritmo foi lembrado apenas com Emicida (melhor cantor), L7nnon (experimente), Xamã (hit do ano com Ludmilla e Dennis DJ) e Kevin, O Chris (hit do ano).
Contudo, o número de quatro artistas não foi o suficiente para representar os estilos musicais e os fãs, de acordo com Filipe Ret.
Cadê Orochi, Djonga, Matuê, [MC] Poze do Rodo, Teto, DomLaike, Flora, Hariel, MD Chefe, BK, Cabelinho, TZ e outros moleques geniais que enchem de verdade as casas de shows? Filipe Ret
O músico deixou claro que respeita todas as indicações e ganhadores anunciados ontem, mas que o incômodo com a subrepresentação — e a falta dela — não pode passar desapercebido.
O rap, o trap e o funk, por muitos anos, foi colocado em um espaço marginalizado e de criminalização por parte da sociedade, processo visto no samba anteriormente. Os ritmos vêm de uma origem negra e das periferias aqui no Brasil.
"Não existe premiação musical brasileira honesta sem uma parcela considerável de rappers/trappers. Quem perde esses artistas autênticos são vocês", criticou Ret.
Presença do trap
O trap foi responsável por lançar produtores e beatmakers — além de artistas internacionais, como Cardi B —, além de ter tido um aumento de 50% no consumo de música entre 2016 a 2019.
Os artistas citados por Ret têm juntos mais de 30 milhões de seguidores apenas no Instagram. Orochi lançou "Lobo", que conta com a faixa ítulo com Poze do Rodo. A música tem mais de 27 milhões de visualizações.
Cabelinho emplacou, este ano, 10 milhões de views em "Outro Patamar". O rapper Djonga lançou o álbum "Nu" e teve as canções e a carreira exaltada por Mano Brown no "Mano a Mano".
"Rei Lacoste", feita por DomLaike e MD Chefe tem mais de 54 milhões de visualizações no YouTube.
Sucesso com "A Queda", a rapper Glória Groove não foi indicada nas categorias.
O trap também foi versado no álbum "Cores e Valores", lá em 2014, do histórico grupo Racionais MC's, que trabalhou músicas com influência eletrônica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.