Topo

Tia de Josué diz ter provas para 'tirar a guarda' de mãe biológica

Sarah Poncio e Josué - Reprodução/Instagram
Sarah Poncio e Josué Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

14/12/2021 13h33Atualizada em 14/12/2021 13h47

A tia biológica de Josué, adotado por Sarah Pôncio e Jonathan Couto, disse ter provas para tirar a guarda de Mirelly Costa, mãe biológica do menino. A criança teve de ser devolvida a Mirelly, que solicitou a guarda do filho antes da conclusão oficial do processo de adoção.

Cyntia Cyndel, tia de Josué, criticou Mirelly nos Stories do Instagram. "Levanta a mão pro céu e dá graças a Deus, ? Porque eu não fui na delegacia e tô caladinha aqui. No dia que eu resolver ir à delegacia dar parte de você, com todas as provas que eu tenho, eu consigo tirar a guarda de você, bom?", disse.

"Ainda não me desceu essa história de ela falar que não entregou a criança pra adoção, que deu pra mim só pra vir passar uns dias no Rio de Janeiro. Não entendi essa parte dela aí não. Mas eu tenho como provar", continuou Cyntia, que ainda apontou que a mãe biológica de Josué não chegou a cumprir o calendário de vacinação dele.

"A 'mãezona', com um filho de quase 1 ano de idade, com apenas uma vacina tomada. Que mãezona é essa?", questionou.

Josué deixou a casa dos Pôncio hoje e já chegou ao Ceará, onde deve ficar com a mãe biológica.

Story do pastor Márcio Pôncio - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Story do pastor Márcio Pôncio
Imagem: Reprodução/Instagram

Entenda

Sarah Poncio perdeu a guarda de Josué, 2 anos, após iniciar o processo de adoção no início de 2020. Ontem, a influenciadora digital publicou um texto lamentando decisão.

Além da influencer, Gabi Brandt e Saulo Poncio também já postaram fotos e vídeos com o menino que deve voltar à casa da mãe biológica nos próximos dias.

O que causou a perda da guarda?

O processo de adoção foi interrompido porque a mãe biológica de Josué solicitou a guarda da criança antes da conclusão oficial.

No Brasil, a adoção de menores de idade é irreversível uma vez que o juiz dê sua sentença — o que ainda não havia acontecido no caso de Josué.

Segundo informações da Agência Senado publicadas em 2017, a guarda provisória de uma criança no processo de adoção tem validade até a data da sentença que oficializa a adoção.

Porém, a anulação da guarda provisória é automática quando há um pedido partindo de uma das partes envolvidas no processo, o que ocorreu após a solicitação da mãe biológica de Josué.

O que disse Sarah Poncio?

No Instagram, Sarah publicou um desabafo lamentando a perda da guarda da criança e destacando que "se tornou mãe mais uma vez" quando encontrou Josué.

Ao longo de toda nossa experiência, compartilhei todo o amor que pude com esse bebê, que tanto merecia afeto e carinho. Não importa o que digam, eu serei eternamente sua mãe. Eu cuidei dele com zelo, nutri com afago e vivi sua vida em cada célula do meu corpo.
Sarah Poncio

Sarah também destacou que "precisa encontrar forças" após perder um filho. "O nosso amor não tem distância, validade ou DNA", reforçou.

"Me foi tirado meu filho! Estou quebrada por dentro, como se minha casa tivesse sido invadida e meu lar, que sempre me proporcionou segurança, tivesse sido violado", completou.