Topo

Ancine: 'Medida Provisória' está em análise para exibição nos cinemas

Cena de "Medida Provisória", filme de Lázaro Ramos  - Divulgação
Cena de "Medida Provisória", filme de Lázaro Ramos Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

15/12/2021 12h35Atualizada em 15/12/2021 17h17

Após a equipe responsável por "Medida Provisória", primeiro longa de Lázaro Ramos, informar que o filme estaria enfrentando problemas com a exibição nos cinemas, a ANCINE (Agência Nacional do Cinema) se pronunciou e declarou que o projeto está em "fase de análise" do pedido de investimento para a sua distribuição em salas de cinema.

"A ANCINE informa que o filme "Medida Provisória" recebeu para a sua produção o valor total de R$ 2,7 milhões, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)", diz a nota.

Atualmente o projeto encontra-se na fase de análise do pedido de investimento para a sua distribuição em salas de cinema. O investimento em distribuição é uma opção do Fundo para aumento da sua rentabilidade, a ser decidido após conclusão da análise técnica. O projeto, portanto, segue o trâmite normal no âmbito da Agência. ANCINE, em nota

"Medida Provisória" terá exibições pontuais no Festival do Rio em 15 e 16 de dezembro, mas segue sem previsão de lançamento no Brasil.

A Trigo Agência, responsável pela assessoria de imprensa do filme, declara que "a inscrição em opção de comercialização foi regularmente feita pela produtora dentro do prazo estabelecido para este procedimento".

O que impede o lançamento da obra é, na verdade, a demora da ANCINE em concluir os trâmites necessários para a troca de distribuidora do filme. Embora a Análise de Alteração Técnica realizada pela Coordenação de Análise Técnica e Seleção em 20/08/2021 não tenha encontrado óbices para aprovação da nova distribuidora, até o momento a Superintendência de Fomento não tomou as devidas providências. Com isso, a data de lançamento do filme já precisou ser alterada duas vezes. Trigo Agência

"Esta situação gera profunda insegurança jurídica para as produtoras e distribuidoras envolvidas, pois a ausência de uma posição da ANCINE impede que sejam tomadas as medidas necessárias para divulgação do filme e, consequentemente, para definição da data de lançamento comercial em cinemas no Brasil", diz a agência em nota.

Apesar dos impasses, a Trigo Agência reitera "estar confiante de que encontrará uma solução junto da ANCINE". "Esperamos muito em breve poder divulgar a data de lançamento do filme Medida Provisória", conclui o texto.

Medida Provisória

O longa tem em seu elenco nomes como Seu Jorge, Taís Araujo, Alfred Enoch, Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier e Emicida e é baseado na obra teatral de Aldri Anunciação. O filme já passou por dezenas de festivais internacionais.